Denise Stoklos apresenta espetáculo em teatro de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

cultura

12 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Denise Stoklos apresenta espetáculo em teatro de Santos

Evento acontece na próxima sexta-feira (15)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O teatro essencial de Denise Stoklos encontra a obra da escritora Clarice Lispector no espetáculo ‘Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos’.

Sendo assim, que passará por Santos nesta sexta-feira (15), às 21h, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico), com entrada gratuita.

A produção é resultado de uma investigação a respeito de como o corpo, a voz e a emoção da intérprete expressam uma palavra literária empenhada em dizer o que a todo momento ‘beira o indizível’, como ocorre no conto ‘A quinta história’, nos romances ‘Água viva’ e ‘A paixão segundo G.H’ e na crônica ‘Vergonha de viver’.

Canções interpretadas por Elis Regina como ‘Meio-termo’ e ‘Os argonautas’ pontuam de tempos em tempos o percurso que vai da negação à constituição do sujeito. A circulação do espetáculo faz parte da comemoração dos 55 anos do Teatro Essencial criado pela artista, que já circulou o mundo com suas montagens que tiveram apresentações em sete idiomas diferentes. O projeto foi contemplado pelo programa ProAC Editais realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Após a exibição, haverá uma conversa aberta com a artista sobre o processo de criação e sua história com o Teatro Essencial, estilo teatral único criado por ela. A entrada é gratuita. Os ingressos terão distribuição uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro.

Leitora dedicada de Clarice Lispector desde os 17 anos, Denise Stoklos contribuía, no final da década de 1960, para o jornal do diretório acadêmico da Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, onde estudava. Grande admiradora da escritora, foi ao Rio de Janeiro, descobriu o endereço de Clarice na lista telefônica. E ligou para ela por meio de um telefone público, embaixo do prédio.

Além disso, a própria Clarice atendeu a jovem universitária, que lhe pedia uma entrevista e mandou que Denise subisse. Feitas as primeiras perguntas, Clarice disparou: “Você não veio me entrevistar, você veio me conhecer, não é? Então, deixe de lado a caneta e o bloco de anotações e vamos conversar”. Do encontro, Denise guardou para sempre a imagem daquela mulher fascinante – ucraniana, assim como ela.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.