Conheça a história do prato mais popular do mundo | Boqnews
Divulgação

Dia do macarrão

25 DE OUTUBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça a história do prato mais popular do mundo

Aprenda a fazer um delicioso macarrão caseiro ao molho sugo com almondegas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

25 de outubro é o Dia do Macarrão, um dos pratos mais populares do mundo. Alguns pesquisadores dizem que a massa surgiu na China, outros dizem que apareceu na Palestina da Antiguidade, há ainda quem diga que foram os Gregos que a consumiram pela primeira vez, mas foi na Itália que o macarrão se tornou como o conhecemos hoje.

Por aqui o macarrão chegou ao com os imigrantes italianos e, desde então nunca mais saiu das nossas mesas. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima), o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de massas alimentícias, ficando atrás apenas da Itália e dos EUA. Só em 2013, consumiu-se cerca de 1,2 milhão de toneladas de macarrão no país, com faturamento de mais de R$ 6,5 bilhões.

O Dia Mundial do Macarrão foi criado em 25 de Outubro de 1995 durante o 1º Congresso Mundial do Macarrão, em Roma, e data continua sendo comemorada em diversos países com o objetivo de mostrar os benefícios do macarrão e suas diferentes formas de preparo.

Fonte de carboidratos, ele é capaz de fornecer energia para as atividades diárias. Por isso, é importante tê-lo sempre presente na alimentação. Com diferentes formatos e molhos fica difícil escolher apenas um tipo e quando são acompanhados de legumes, verduras ou carnes, ficam ainda mais saborosos.

Confira a receita de um delicioso e tradicional espaguete ao sugo com almondegas 

espaguete ao sugo com almondegasMassa:
– 1 Kg de Farinha de Trigo
– 11 ovos

Modo de preparo:
Coloque a farinha de trigo em um recipiente. Faça uma cova na farinha e acrescente os ovos. Mexa até que a massa desgrude das mãos e fique bem seca. Corte a massa em pedaços e passe pelo cilindro, reduzindo a regulagem até atingir a espessura desejada.

Passe na máquina de macarrão com a peça para espaguete. Coloque para ferver 2 litros de água com 1 colher (sopa) de sal e cozinhe até massa até ficar al dente. Escorra e reserve.

Molho ao Sugo:
– 2 colheres de óleo
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho amassados
– 1 lata de molho de tomate
– 1 cubo de caldo de carne
– ½ copo de água
– 2 colheres de óleo
– 2 tomates maduros picados sem pele e sem sementes
– Folhas de manjericão para decorar

Modo de preparo:
Doure metade da cebola e o alho no óleo. Acrescente os tomates picados e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte o molho de tomate e o caldo de carne. Acrescente água e sal a gosto. Cozinhe por mais 20 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e reserve.

Almôndegas
– 1/2 k de carne moída
– 3 colheres (sopa) de Farinha de Trigo
– 1 ovo
– 3 colheres (sopa) de creme de leite
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho amassados
– 1 pacote (sopa) de cebola
– 2 colheres de (sopa) de vinagre

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma tigela. Amasse com as mãos para dar liga. Forme as almôndegas do tamanho desejado e coloque em uma assadeira untada e polvilhada. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180ºC para assar por 25 minutos.

Montagem:
Em um prato coloque uma porção de macarrão, uma de molho e almôndegas na lateral. Decorre com manjericão fresco.

 

*receita enviada pela chef Edivânia Reis, da Nita Alimentos,

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.