Encenação da fundação de São Vicente deixa de ocorrer na orla e vai para bairros | Boqnews
Foto: Divulgação-Arquivo/PMSV

Mudanças

15 DE DEZEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Encenação da fundação de São Vicente deixa de ocorrer na orla e vai para bairros

Em sua 40ª edição, a encenação deixará de ser realizada na orla da praia em janeiro e ocorrerá em bairros entre os meses de maio de julho/23

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em seu 40º aniversário, a encenação do espetáculo da fundação da Vila de São Vicente vai mudar de formato, data e local.

Sai o tradicional palco armado na praia do Gonzaguinha e entram encenações espalhadas pelos bairros.

Além disso, a comemoração da data, sempre em janeiro, em razão do aniversário da cidade (dia 22), também muda.

Ocorrerá nos meses de maio a julho de 2023.

A mudança ocorre dentro das comemorações dos 40 anos do espetáculo e dos 491 anos da Primeira Cidade do Brasil

Aliás, em razão da pandemia, o evento tradicional deixou de ocorrer em 2021 e 2022.

Por sua vez, a Prefeitura de São Vicente alega que o formato diferenciado aproximará ainda mais os espectadores da arte e ficará mais tempo no Município.

Ao todo, cinco coletivos artísticos apresentarão os espetáculos em praças públicas de bairros da Cidade, a serem definidos.

Cada coletivo oferecerá oficinas gratuitas com a finalidade de garantir a participação da comunidade a partir de fevereiro de 2023.

Assim, a “Encenação da Fundação da Vila de São Vicente – Edição Especial de 40 anos” ocorrerá em um bairro escolhido a cada mês, entre os meses de maio e julho, sendo duas sessões em um mesmo final de semana no mesmo bairro.

Prefeito Kayo Amado enfatiza que mudança vai permitir que a comunidade tenha maior contato com a história vicentina. Foto: Carla Nascimento/Arquivo

Coletivos artísticos

Portanto, a definição dos coletivos artísticos da Baixada Santista que dirigirão o espetáculo ocorrerá por meio de edital de concurso cultural lançado nesta quinta-feira (14) e publicado no Boletim Oficial do Município (BOM), em duas modalidades.

A primeira modalidade contempla os cinco grupos, no valor de R$ 80 mil, que deverão ser gastos na produção do espetáculo.

Assim, a segunda modalidade é destinada a produtores culturais, no valor de R$ 100 mil, montante que será utilizado pelos vencedores do certame para a divulgação.

Além do registro dos espetáculos, prevendo as seguintes necessidades: filipetas, divulgação, gravações, fotos, fotolivros e registros dos participantes.

Dessa forma, a expectativa da Secretaria de Cultura (Secult) é que cerca de 1.000 pessoas assistam ao espetáculo diariamente, totalizando aproximadamente 10 mil espectadores nos locais das apresentações.

Não bastasse, haverá também transmissão pela internet e, inclusive, pela TV (a confirmar).

“ Vamos possibilitar o acesso à produção cultural, levando-a para mais perto das pessoas. Afinal de contas, o grande momento da Encenação é a participação dos vicentinos, ver eles orgulhosos em poder contar a história da cidade onde eles nasceram e vivem”, comenta o prefeito Kayo Amado.

Além disso, a secretária de Cultura de São Vicente, Elizangela Bafini, reforça que a inovação para o próximo ano também possibilita que o recurso utilizado para a Encenação seja empregado, de forma justa, diretamente aos coletivos artísticos e profissionais da área.

“A Encenação nasceu por meio de grupos artísticos que tinham por objetivo aproximar a arte e a história da população e este é um modo que encontramos de homenagear os grupos da nossa Cidade e da região”.

O presidente do IHGSV, Paulo Eduardo Costa, criticou a não realização do evento em janeiro, quando se comemora o aniversário de São Vicente. Foto: Carla Nascimento

Críticas

Dessa forma, a ausência do tradicional espetáculo foi criticada pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Paulo Eduardo Costa, que já foi secretário de Cultura de São Vicente.

Portanto, ele lembra que o evento não ocorreu nos dois últimos anos em razão da pandemia, todos na gestão do atual prefeito, Kayo Amado.

“Fomos informados que a encenação não vai acontecer somente agora. Isso nos frustra muito”, lamenta.

Assim, à frente da instituição, Paulo enfatiza que o espaço poderia abrigar o evento, desde que acertado com antecedência, mesmo com as limitações financeiras.

“Com ou sem recurso, quando se quer fazer, se faz”, salienta.

Costa participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias onde falou sobre este e outros temas.

 

Edital e inscrições

O edital estará disponível nesta quinta-feira (14), no Boletim Oficial do Município.

Link BOM: https://www.saovicente.sp.gov.br/publico/include/download.php?file=5898

LINK EDITAL: http://www.saovicente.sp.gov.br/d5897

As inscrições deverão ser feitas via formulário até o dia 8 de janeiro de 2023.

O anúncio dos vencedores será no dia 22 de janeiro de 2023, data do Aniversário de São Vicente, quando o Município completa 491 anos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.