A Universidade Santa Cecília recebeu, nos últimos dias 29 e 30/6, o V Encontro Nacional da MetaRed TIC Brasil, com intensos e qualificados debates sobre Inteligência Artificial no Ensino Superior.
Poranto, palestrantes representando diversas instituições educacionais estiveram presentes em mesas de debate, palestras e encontros.
Nomes como Francesc Pedró, diretor da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Helena Sampaio; o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep Mec, Ulysses Tavares Teixeira; o coordenador da MetaRed Global, Tomás Jiménez Garcia; o jornalista de O Globo e CBN, Pedro Dória; e Lúcia Teixeira, presidente do Semesp, da MetaRed TIC Brasil e da Unisanta.
Encontro
Desse modo, o encontro foi promovido pelo Semesp, pela MetaRed Brasil, organização de universidades públicas e privadas brasileiras, criada para servir como ponto de encontro para debater e refletir sobre o uso das TICs , pela Universidade Santa Cecília e pela Universia, rede de cooperações universitárias.
Para Lúcia Teixeira, presidente do Semesp, da MetaRed TIC Brasil e da Unisanta, “tecnologias inovadoras e a inteligência artificial trazem para o ensino e as sociedades transformações inevitáveis. Positivas, mas também preocupantes, se não forem devidamente acompanhadas e abordadas”.
Dirigentes educacionais puderam participar de um diálogo com o diretor da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Francesc Pedró.
Assim, Lúcia Teixeira abriu o encontro agradecendo a presença dos dirigentes e reforçou a importância do diálogo para que as IES brasileiras estejam alinhadas aos valores da Unesco.
Já Ulysses Tavares Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, explicou que o órgão pretende rever o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que está completando 19 anos e está defasado diante de novas realidades que estão surgindo. “O objetivo é aperfeiçoar as avaliações da educação superior. Queremos que o Inep seja visto como um órgão que fornece evidências educacionais para ajudar o trabalho das IES”, disse ele, que convidou ainda as IES a participar de encontros regionais com a Diretoria de Avaliação da Educação Superior.
Helena Sampaio, secretária da Seres, marcou sua presença representando o ministro da Educação, Camilo Santana. “Estamos vivendo um momento de diálogo com a sociedade e de reconstrução expressando nossa vontade de abrir oportunidades para pensarmos juntos”, afirmou. “Estamos juntos discutindo e pensando a heterogeneidade e diversidade das IES e suas missões. A cooperação não existe apenas entre as IES, mas também entre elas com o MEC”.