Escritora santista lança livro de contos sobre amores nos anos 2020
Inspirada em experiências pessoais e histórias de pessoas próximas, a escritora santista Lívia Quintanilha lança seu primeiro livro, O impraticável amor dos anos vinte. A obra reúne 10 contos que abordam os desafios dos relacionamentos na década de 2020.
Além disso, o livro propõe uma reflexão sobre as novas formas de se relacionar na atualidade. A autora explora sentimentos, conflitos e mudanças que marcam essa geração.
Segundo Lívia, o processo de escrita aconteceu ao longo de 2025. No entanto, ela manteve uma rotina leve. “Meu processo criativo não é linear. Como não tinha compromisso com editora, escrevi com tranquilidade e sem pressão”, explica.
Cada conto representa um ano, entre 2020 e 2029. Dessa forma, a obra cria uma linha narrativa simbólica da década. Ao mesmo tempo, mantém leveza e dinamismo.
A autora destaca que o livro é sensível e também divertido. Por isso, é indicado para quem gosta de leituras rápidas. “É ideal para curar ressaca literária ou para quem não tem o hábito de ler, já que os textos são curtos”, afirma.
Entre as inspirações estão Luís Fernando Veríssimo e Clarice Lispector. Ainda assim, Lívia ressalta que o livro funciona como uma colcha de retalhos. Apesar disso, o leitor encontra unidade na obra.
O conto “vinte e vinte”, por exemplo, surgiu em 2020. Porém, só foi finalizado anos depois. Já os dois últimos textos nasceram em oficinas de escrita. “Gostei muito dos resultados e percebi que combinavam com o livro”, conta.
O lançamento aconteceu em Santos e também no Rio de Janeiro, com sessões de autógrafos. Agora, a autora participa do evento “Bate-papo com Autores”, do Clube do Livro Zero Treze, no dia 25 de abril.
Mais informações estão disponíveis no Instagram @clubedolivro_013. Já a carreira da autora pode ser acompanhada em @liviajeira.
O livro está à venda pela Editora Patuá:
https://www.editorapatua.com.br/o-impraticavel-amor-dos-anos-vinte-contos-de-livia-quintanilha/p
Sinopse
A década de 2020 trouxe desafios em diversas áreas. Entre eles estão saúde, meio ambiente, política e relações pessoais. Nesse contexto, o livro mostra como os relacionamentos amorosos se tornaram mais complexos.
Além disso, a obra questiona o papel da tecnologia. Mesmo com tantas ferramentas de conexão, o amor nem sempre consegue florescer.
Sobre a autora
Lívia Quintanilha nasceu em Salvador e se naturalizou santista. Além disso, tem família carioca e perfil viajante. Já morou no Peru por dois anos e conheceu diversos países da América do Sul.
Atualmente, atua como produtora de projetos de animação, com foco em publicidade. O impraticável amor dos anos vinte, lançado em 2026 pela Editora Patuá, marca sua estreia na literatura.
Leia Também
Mais Notícias
+ Veja mais