Eventos marcam o ano do centenário de Pagu | Boqnews

ETC

09 DE JUNHO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Eventos marcam o ano do centenário de Pagu

No ano de 2010, Patrícia Galvão (1910 – 1962) faria 100 anos. Figura importante do modernismo brasileiro, Pagu, como ficou imortalizada, agitou a vida cultural de Santos e do País. Com personalidade marcante, é lembrada por suas ações consideradas avançadas para seu tempo. Neste mês será realizado uma série de eventos para comemorar esta data, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No ano de 2010, Patrícia Galvão (1910 – 1962) faria 100 anos. Figura importante do modernismo brasileiro, Pagu, como ficou imortalizada, agitou a vida cultural de Santos e do País. Com personalidade marcante, é lembrada por suas ações consideradas avançadas para seu tempo. Neste mês será realizado uma série de eventos para comemorar esta data, dentro do Projeto Viva Pagu, de Lúcia Maria Teixeira Furlani da Universidade Santa Cecília, onde fica o Centro de Estudo Patricia Galvão, que guarda um rico acervo da escritora. 


A abertura oficial das comemorações acontecerá na Casa das Rosas, na capital,  nesta quarta-feira (9), a partir das 19 horas, com participação da professora Lúcia Maria Teixeira Furlani e a atriz Miriam Freeland (que interpretou Pagu na minissérie “Um só Coração”, de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira) fazendo a leitura de cartas trocadas entre Pagu e personagens que revolucionaram o mundo das artes e da cultura no Brasil.


Na ocasião, Lúcia Maria vai falar sobre as várias fases de Patrícia, uma mulher de vida tumultuada, agitadora política e cultural de vários tempos. “Afinal, quem era Pagu? Vamos passar por sua infância, pela adolescência quando já escandalizava as bem-pensantes famílias paulistanas com suas roupas e maquiagem, e até o seu romance proibido com o galã Olympio Guilherme. Em seguida, sua ‘adoção’ pelo casal Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, que terminou em novo escândalo quando Oswald de Andrade separou-se de Tarsila e acabou casando com a jovem normalista. O nascimento de seu filho Rudá, o encontro com Luiz Carlos Prestes, o ativismo político e até o final de sua vida,com a militância cultural, em Santos, casada com o escritor Geraldo Ferraz”, explica.


Exposição em Santos
Dentro do projeto Viva Pagu será realizada também uma exposição no Museu do Café, no dia 16 de junho. Intitulada “Santos e Pagu”, a exposição relaciona a obra e a vida de Pagu com histórias vividas por ela na cidade. Para remontar os passos da libertária, a curadora da mostra e presidente do Centro de Estudos Pagu  Unisanta Lúcia Maria Teixeira Furlani reuniu fotos, imagens e documentos inéditos.


Nessa mostra, o público poderá conhecer os vários lados dessa mulher que agitou a vida cultural de Santos: “Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, será apresentada em seus vários e apaixonados momentos: musa da 3ª geração do Modernismo brasileiro, política militante, dissidente política, jornalista, romancista, desenhista e poetisa, incentivadora da Cultura, mulher precursora. As várias  personas de Pagu, inovadoras e  transgressoras, como ponto de ruptura e de vanguarda na cultura brasileira, podem  servir de  travessia para a descoberta de diferentes paixões e do que faz a vida valer a pena”, comenta  Lúcia. Compõem ainda a exposição obras de artistas santistas convidados por Lúcia Maria Teixeira Furlani e pelo artista plástico Gilson de Mello Barros, reunidas sob o tema “Olhos de Fazer Doer. O Sagrado Oculto”.


Lançamento de livro
A professora Lúcia Maria Teixeira, ao lado do filho de Pagu, Geraldo Galvão Ferraz, escreveu o livro Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão, com lançamento pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e a Editora Unisanta no dia 1º de julho, na Casa das Rosas, na Capital. Ainda como parte das comemorações do centenário, será inaugurada uma exposição no mesmo dia e local reunindo documentos e fotos inéditos da vida de Pagu.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.