Exposição de grafite em tela homenageia o cantor Chorão em Santos | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa/PMS

Cultura

21 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Exposição de grafite em tela homenageia o cantor Chorão em Santos

Exposição vai até 31 de março no Paço Municipal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Assim como “os caras do Charlie Brown Jr. invadiram a Cidade”, uma homenagem à vida e obra de um dos maiores expoentes da música de Santos invadiu o Paço Municipal.

Sendo assim, ‘Dez Anos Sem Chorão’, exposição no estilo grafite em tela que presta homenagem ao cantor, foi aberta na tarde de segunda-feira (20), no Palácio José Bonifácio (Praça Mauá, Centro Histórico).

Foto: Raimundo Rosa/PMS

“A música do Charlie Brown fez parte da minha história, mas o que poucas pessoas sabem é que no começo da minha trajetória política tive muito contato com o Chorão. Para mim, além da memória afetiva, essa exposição me lembra a irreverência dele”, disse Marília Marton, secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Foto: Raimundo Rosa/PMS

“A frase ‘o jovem no Brasil nunca é levado a sério’ é algo que nos faz pensar. Acho que ela vem mudando ao longo do tempo porque o jovem vem conquistando seu espaço”, completou.

Foto: Raimundo Rosa/PMS

Dessa forma, o prefeito de Santos, Rogério Santos, aproveitou a presença da secretária de Cultura do Estado, na abertura da mostra, para agradecer e destacar a política cultural implementada na Cadeia Velha, espaço histórico da Cidade pertencente ao Governo de São Paulo.

“Agradeço a parceria que o Governo do Estado tem com Santos no âmbito cultural. Hoje, a Fábrica Cultural 4.0 é uma referência para nós pelo trabalho e cursos implementados. E, também, pela revitalização e restauração da história através da ocupação de um patrimônio cultural do Estado que é a Cadeia Velha”, destacou Rogério.

Foto: Raimundo Rosa/PMS

A mostra traz trabalhos inspirados nos maiores sucessos compostos pelo Charlie Brown Jr. e presta tributo ao eterno líder da banda, falecido em 2013.

Além disso, as telas tiveram produção por 13 grafiteiros ligados às Fábricas de Cultura (equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura) de diversas regiões do Estado, como Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Belém, São Bernardo do Campo e de Santos. São eles: Negana, Preto TNA, Mandi, Nino, Banguone, Mel Zabunov, Robson Melancia, Kid, Paco, Vinil Colante, Xall, Xand e Rico.

Foto: Raimundo Rosa/PMS

As obras poderão ser vistas com entrada gratuita, até 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Outra exposição que está ocupando o Paço Municipal, agora no segundo andar, a mostra ‘Africanitude 013’, da fotógrafa Dayse Pacífico, foi prorrogada até o dia 31 de março. A exposição celebra a pluralidade feminina registrando diferentes histórias, idades e belezas.

A artista conta que o projeto nasceu sem grandes pretensões, com poucos recursos, mas que envolveu o apoio de outros profissionais pretos.

Portanto, com equipe formada por Thamyris Silva (maquiagem social e artística) e Marysol Santos (produção e direção artística), resultando num processo de conexão com a arte e cultura negra e um portfólio surpreendente.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.