A Fundação Arquivo e Memória de Santos abre, neste sábado (16), às 16h, a exposição ‘20 de novembro – Dia da Consciência Negra’, na Casa das Culturas de Santos (Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova).
Sendo assim, a mostra narra a história dos negros no Brasil, do início da escravização dos africanos no período colonial à resistência, o pioneirismo de Santos no movimento abolicionista, o protagonismo de vários santistas negros e negras e o racismo estrutural enfrentado na atualidade.
“É um trabalho de pesquisa histórica que faz refletir não só sobre o passado, mas também sobre a sociedade de hoje e a que estamos preparando para o futuro”, diz o diretor-presidente da Fundação, Luiz Dias Guimarães.
Ainda no sábado, a Casa das Culturas terá oficina literária às 15h com Flávio Viegas Amoreira. Na sequência, haverá lançamento do livro ‘Poetas Bairristas’, de Ademir Demarchi e Paulo Toledo, debate ‘Literatura e a Banalidade da Violência’, com os escritores Márcio Gregório de Sá, Evandro Cruz Silva e Felipe Nascimento, e Sarau Caiçara com o tema ‘Consciência Negra’.
Além disso, a Casa ainda apresenta a exposição ‘Gilberto Mendes, um centenário’.
Desse modo, o horário de funcionamento nesta semana é de terça a quinta, das 12 às 18h. Nesta sexta, feriado da Proclamação da República, estará fechada. Sábado funcionará das 14h às 19h e domingo, das 11h às 16h. A entrada gratuita.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.