Exposição em São Paulo mostra ocupação na Amazônia | Boqnews
Foto: J.P. Farkas / Divulgação

Fotografia

25 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Exposição em São Paulo mostra ocupação na Amazônia

A exposição Amazônia Ocupada, em cartaz no Sesc Bom Retiro, na capital paulista, termina no dia 1º de novembro.

Por: Elaine Patricia Cruz
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

farkasamazoniaEm algum momento entre os anos de 1985 e 1993, um jovem índio yanomami que vivia na Região Amazônica foi caçar e acabou sendo surpreendido por um garimpeiro que atirou. Aquela tinha sido a primeira vez em que ele entrara em contato com um homem branco. “Ele vivia na mata e os garimpeiros estavam entrando na terra deles.

Eles foram caçar e os garimpeiros viram e atiraram. A primeira vez em que ele viu um homem branco, atiraram nele. E ele foi salvo pelos pilotos dos garimpeiros que ficaram com pena dele e o levaram para Boa Vista”, disse João Paulo Farkas, o fotógrafo que narrou essa história para a Agência Brasil e que fez uma imagem do índio baleado, já em Boa Vista. Esse registro compõe a exposição Amazônia Ocupada, em cartaz no Sesc Bom Retiro, na capital paulista, que começou ontem (24) e termina no dia 1º de novembro.

A mostra reúne 75 imagens, a maioria delas inéditas, feitas por Farkas entre 1985 e 1993 na Amazônia e narram a ocupação da região. As fotos foram selecionadas a partir de um amplo material produzido em nove expedições do fotógrafo para a região, grande parte delas em companhia do jornalista Ricardo Lessa.

A curadoria da exposição é de Paulo Herkenhoff. Quinze dessas imagens foram ampliadas e serão colocadas na rua. “Haverá uma outra exposição do lado de fora, onde serão colocadas 15 imagens na rua, onde há muito tráfego de pedestres e automóveis.”

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.