Exposição em São Vicente retrata a moda francesa | Boqnews

ETC

13 DE ABRIL DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Exposição em São Vicente retrata a moda francesa

Para quem gosta de moda e história, a exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950” poderá ser conferida e apreciada pelo público em duas partes durante o período de 14 de abril a 16 de maio na região central de São Vicente. A primeira parte acontece na Casa Martim Afonso, localizada na […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Para quem gosta de moda e história, a exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950” poderá ser conferida e apreciada pelo público em duas partes durante o período de 14 de abril a 16 de maio na região central de São Vicente.

A primeira parte acontece na Casa Martim Afonso, localizada na Praça 22 de Janeiro, 469, na Biquinha, de terça a sábado, das 10 horas às 18 horas, com monitoria.

O local apresentará réplicas em tamanhos naturais de vestidos de algumas das mulheres que se destacaram em diversos segmentos da sociedade, como as rainhas Carlota Joaquina e Maria Antonieta; Camille Monet, a esposa do famoso pintor; Louise Weber, a dançarina precursora do can-can, além da Princesa de Joinville e a imperatriz Josephine de Beauharnais, esposa de Napoleão Bonaparte.

Os modelos de vestidos que estarão expostos são reproduções de estilistas como Christian Dior; Coco Chanel; Madeleine Vionet; Alix Grès e Jacques Doucet e se assemelham aos originais em todos os detalhes, com aplicações de rendas, bordados, peças em veludo, seda pura e outros tecidos nobres além das curiosas crinolinas, que são as armações usadas sob os vestidos e saias para dar volume. Os figurinos foram reproduzidos por meio de estudos de época e retratam os principais estilistas e personalidades que contribuíram para a história de dois séculos de moda francesa.

A segunda parte da exposição conta com uma coleção de 30 bonecas customizadas em trajes de época por Carlos Henrique Pires de Souza, e mais 40 exemplares da coleção Damas de Época, da Editora Planeta De Agostini. O acervo de bonecas, são réplicas customizadas em trajes de época, e ficará no Brisamar Shopping de 16 a 25 de abril. O público poderá conferir o resultado da união de beleza e da delicadeza dos trajes à história da moda, nos vestidos de rainhas, princesas e damas de época da coleção, que retrata a influência de dois séculos de moda francesa no mundo.

Nos painéis temáticos há informações sobre o contexto em que ocorreu cada mudança da moda, tanto no vestuário feminino, como nas artes e nos hábitos sociais. As histórias dos estilistas que marcaram esta época, também se encontram nos painéis e entre eles Dior e Chanel, que se destacaram por vestirem atrizes famosas, mostrarem seus trabalhos no cinema mundial e influenciarem a alta-costura até hoje.

A exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950”, conta com a curadoria do arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza, da empresa Arabesco Design, que desenvolveu pesquisas históricas para sua produção. Ela integrou o Calendário do Ano Comemorativo da França no Brasil em 2009.

Mais informações pelo telefone da Casa Martim Afonso (13) 3568-8948.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.