Exposição ilustra o cotidiano de mulheres caiçaras no Paço Municipal de Santos | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa/PMS

cultura

17 DE ABRIL DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Exposição ilustra o cotidiano de mulheres caiçaras no Paço Municipal de Santos

Exposição estará disponível até 3 de maio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Até o dia 3 de maio, o saguão do Paço Municipal de Santos (Praça Mauá s/nº – Centro Histórico) recebe a exposição ‘Do mar à poesia: Mulher’, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

No local, estão expostas ilustrações artísticas inspiradas nas poesias do livro ‘Mulher Caiçara: Do Mar à Poesia’.

Desse modo, obra que traz o cotidiano feminino sob os olhares de 17 escritoras.

A mostra possui realização sob curadoria da artista e designer Márcia Okida, 56. Portanto, que define a exposição como todas as faces, caminhos e estilos da mulher caiçara.

Márcia conta com a participação de mais 25 artistas, que criaram colagens, artes digitais, desenhos, fotografias etc. “Todo texto pode ser transformado em imagem e com estilos de interpretação bem diferentes”, diz.

Dia da Mulher

A designer conta que a ideia surgiu após o evento de lançamento do livro organizado por Cynthia Panca, no dia 8 de março, Dia da Mulher. A partir dali a artista já começou a pensar em quem poderia participar do projeto. “Primeiro pensei no estilo de cada uma e fiz a seleção de modo que vários estilos de interpretação visual fossem contemplados”.

As ilustrações tiveram realização por mulheres de locais distintos, pensando em reunir e trazer uma pluralidade de perspectivas de uma mesma região na mostra. ‘Me conte: quem és tu, mulher caiçara’ é um exemplo de criação da mostra, ilustrada pela artista Daura Menezes e inspirada no texto de Christiane Andréa.

As ilustrações foram realizadas por: Alê Vilaverde, Ana Petie, Aysha Nunes, Beatriz Fernanda, Carla Mariani, Christiane Silva Almeida, Daura Menezes, Diana Franco, Gabriela Rodrigues, Isabela Ribeiro, Jackeline Pereira e Juliana Ramassi. Assim como, Kamilla Vitoria, Kelly Jandaia, Larissa Lemos Lucio, Letícia Alcovér e Leticia Santos.

Além de Louise Pinheiro, Malu Ciaglia, Márcia Okida, Marielle Vitor, Nane Anders, Sandra Regina, Savana Pace, Tatiana Riesco.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.