Exposição itinerante do Museu do Futebol chega a Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Mostra

11 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Exposição itinerante do Museu do Futebol chega a Santos

Mostra “Museu do Futebol Na Área” entra em cartaz nesta terça (12) , no Museu do Pelé, em Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

museudofutebolSantos é a terceira cidade a receber a exposição Museu do Futebol Na Área, que traz na bagagem destaques do Museu do Futebol, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo no Estádio do Pacaembu. A mostra ficará montada no térreo do Museu Pelé até 10 de abril, proporcionando aos visitantes o encontro único entre o acervo do melhor jogador do mundo e do Museu do Futebol, considerado um dos melhores do País e já visitado por mais de 2,5 milhões de pessoas desde sua inauguração.

Museu do Futebol Na Área apresenta a cultura e história do esporte por meio de instalações multimídia e interatividade. A cada cidade por onde passa, agrega curiosidades sobre o futebol local – impossível, portanto, deixar de falar do Santos Futebol Clube e da presença do Rei Pelé na cidade. A mostra itinerante já foi vista por cerca de 40 mil pessoas em Piracicaba e Taubaté, as primeiras cidades a recebê-la.

“A exposição itinerante cumpre a missão de ampliar o acesso dos paulistas ao acervo multimídia do Museu do Futebol, possibilitando aos visitantes uma experiência única e que valoriza também a história do futebol local. Aqui em Santos especialmente, cidade em que Pelé jogou por tantos anos, a mostra ganhará uma nova dimensão afetiva. Ficamos felizes em montá-la no Museu Pelé em plena temporada de férias, o que também deve contribuir para movimentar o turismo na cidade”, afirma o Secretário Marcelo Mattos Araujo.

O Museu do Futebol Na Área
A exposição reproduz seis espaços do Museu do Futebol, com destaque para curiosidades sobre o esporte em Santos, com seus ídolos, times e torcidas. Para trazer o clima de como é o Museu em São Paulo, foram convidados alguns dos profissionais responsáveis pela elaboração do projeto original, como Daniela Thomas e Felipe Tassara, criadores do conceito expográfico da mostra itinerante, e o designer Jair de Souza, que assina a direção de arte e de dois novos vídeos produzidos especialmente para o novo projeto. O primeiro deles, logo na entrada, é um tour pelo Estádio do Pacaembu e algumas das salas do Museu, um convite à experiência de unir, por meio do futebol, história, emoção e diversão.

Em seguida, na Sala das Origens, apresenta-se a trajetória da chegada do futebol no Brasil, com Charles Miller, no final do século XIX, até os primórdios da profissionalização do esporte e da aceitação de atletas negros e mestiços a partir dos anos 20. Mais de cem fotografias e um vídeo mostram também os primeiros clubes, estádios, torcidas e jogadores. Nesta área estarão 14 imagens históricas do futebol da região.

O visitante encontrará ainda, num ambiente colorido e divertido, a Sala dos Números e Curiosidades, com recordes, regras dojogo, frases famosas, vídeos e vitrines com objetos e um pebolim para todos brincarem. Na sequência o visitante poderá se emocionar com a instalação Versus, exclusividade da mostra, criada pelo artista multimídia Tadeu Jungle. A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores. São 120 minutos da intensidade e vibração das torcidas de Palmeiras e Corinthians, captadas durante a semifinal do Paulistão 2015 – que terminou com vitória do time alviverde nos pênaltis em pleno Itaquerão.

No módulo Gols, o visitante poderá relembrar gols importantes da história do futebol recontados por 27 jornalistas esportivos, como Luciano do Valle, Armando Nogueira e Galvão Bueno. Na Sala do Rádio, locuções clássicas dos anos 1930 aos anos 2000, como as de Fiori Giglioti, Ary Barroso e Osmar Santos, trazem a emoção de traduzir o jogo pelas ondas do rádio. O conteúdo estará disponível em multimídias touch screen.

A história das Copas do Mundo, desde a criação até o famoso “7 a 1” de 2014, estará retratada com fotos e um vídeo especialmente editado para a mostra, com roteiro do jornalista Marcelo Duarte e direção de Jair de Souza.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.