Exposição traz universo mítico para Espaço Cultural | Boqnews
Foto: Divulgação

Mostra

26 DE MARÇO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Exposição traz universo mítico para Espaço Cultural

A exposição O Animalário Fantástico de Nice, da artista Nice Lopes, traz o universo mítico até o dia 23 de abril

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quem assistiu Alice no País das Maravilhas (2010) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), ambos do cineasta Tim Burton, provavelmente ficou encantado com a direção de arte de ambos os filmes. Com Nice Lopes, a artista responsável pela exposição O Animalário Fantástico de Nice, não é diferente. Fascinada pelo cineasta Tim Burton e o escritor Edgar Allan Poe, um dos precursores do realismo fantástico, traz em suas obras parte de seu mundo imaginário onde convivem personagens oníricos, surreais e melancólicos.

“A exposição é inspirada nos relatos de viagem dos grandes navegadores e no livro Manual de Zoologia Fantástica, do Jorge Luiz Borges”, diz a autora. “Nas obras, os personagens infantis são mesclados com uma realidade inventada, onde estão presentes monstros, sereias, dragões, libélulas e outros seres marinhos. Traduziria a minha exposição como uma viagem fantástica a um mundo formado por habitantes que nos encanta e remete a um universo mítico e poético”, diz.

A exposição conta com telas originais, bonecos em tecido, caixas de histórias, uma luminária em PVC do artista plástico Gabriel Montenegro e uma pintura que preenche umas das paredes do espaço cultural.

“A pintura na parede é representada por uma das minhas criações – o Maxmonstro. Ela é inspirada nos personagens do livro Onde Vivem os Monstros (1963), de Maurice Sendak, que virou filmes nos Estados Unidos em 2009”, diz.

A artista utiliza em suas telas, tinta acrílica, aquarela, canetão, giz de cera, lápis de cor aquarelável, carimbos, colagens e até café. “Deu um efeito interessante para o fundo de uma das minhas telas. Passa a impressão de que está envelhecido”, diz.

Não perca a exposição O Animalário Fantástico de Nice. O Espaço Cultural Ana Costa fica na Rua Pedro Américo, nº60, Bairro Campo Grande, Santos, SP.

Sobre Nilce
Nice desenha desde criança. Além de artista plástica, é ilustradora e publicitária. “Há alguns anos os meus traços percorrem o País e o mundo”, diz.

Ela já teve seus trabalhos publicados em revistas de circulação nacional e no jornal nova-iorquino The Wall Street Journal. “A minha arte também aparece no Illustration Now!2, publicação considerada como a “bíblia dos ilustradores” e no Illustration Now Portraits, uma coletânea de retratos de 80 ilustradores ao redor do mundo”, conta.

Nice ilustrou dois livros infanto-juvenis: As aventuras de Firmina Dalva e seus amigos, de Érika Freire, lançado em 2012 e A Nuvem Vermelha, de Mô Amorim, lançado em 2010, na Bienal Internacional do Livro.

A artista também está presente no mercado da moda. “Já desenhei estampas para as grifes Bicho Comeu e Camila Guimarães”, afirma.

O Animalário Fantástico de Nice também já foi exposto na Urban Arts Moema, em São Paulo, em março do ano passado. “Exposições relacionadas às minhas outras obras também já passaram pela Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói, RJ, por exemplo”, conta.

Serviço
Data: 23 de março a 23 de abril
Autora: Nice Lopes
Entrada: Franca
Horário: Todos os dias, das 07h00 às 21h00
Endereço: Rua Pedro Américo, nº60, Bairro Campo Grande, Santos, SP.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.