Festa Italiana leva sabores, música e cultura ao Parque Valongo neste fim de semana
Santos recebe neste sábado (15) e domingo (16) a 3ª Festa Italiana de Santos. O evento ocupa o Parque Valongo, das 12h às 20h, com entrada gratuita e uma programação que reúne gastronomia, música, cultura e atividades para toda a família.
A festa reúne 15 opções de expositores e atrações gastronômicas, com pratos inspirados em diferentes regiões da Itália. O público encontra pizzas napolitanas, massas artesanais, risotos, antepastos, doces tradicionais, gelatos, cafés especiais, vinhos, espumantes e cervejas artesanais. Os preços começam em R$ 7.
Entre os destaques do cardápio estão a pizza Margherita e a Diavola, da Pizza Di Casabona; cappelletti de burrata, gnocchi ao ragu de ossobuco e focaccias artesanais, da Cantina Liliana; além de lasanha, porchetta e limoncello da Osteria Santo Sabores.
O público também pode experimentar risoto de três queijos, carbonara e polenta com ragu de ossobuco, do Santo Afonso; ravioloni de pomodoro e ravioli à bolonhesa, do Babbo Americo; e diferentes sabores de gelato, como stracciatella, chocolate, limão siciliano e maracujá.
A programação inclui ainda cervejas artesanais das marcas Jurássica e Everbrew, vinhos e espumantes, cafés e tiramisù.
Música e teatro
No sábado, a programação começa às 12h. Livia Giraud apresenta clássicos italianos às 12h30. Na sequência, Via Mari e Nino Fornaro sobem ao palco às 14h. Às 15h20, a Fábrica de Cultura 4.0 de Santos apresenta o espetáculo teatral “Itália para quem Mangia”.
O tenor Joel Gil se apresenta às 16h15, enquanto Degasperi canta italiano a partir das 18h.
No domingo, Livia Giraud retorna às 13h. Renato Gabianni se apresenta às 15h, seguido pelo espetáculo “Itália para quem Mangia”, às 16h45. O Trio Via Roma entra em cena às 18h. Às 19h40, a Società Italiana de Santos e a Costa realizam o sorteio de uma passagem de navio.
Além dos shows e da gastronomia, a festa terá feira de economia criativa, área kids com brinquedos infláveis e espaços instagramáveis.
Transporte gratuito
O público terá transporte gratuito nos dois dias do evento. Os ônibus circularão das 12h às 18h, com saídas do Hotel Atlântico, na Avenida Presidente Wilson, esquina com a Avenida Ana Costa, e do Jardim Botânico Chico Mendes, na Rua João Fracarolli, no Bom Retiro.
O retorno também terá transporte gratuito. Os ônibus sairão da Praça Mauá, no Centro Histórico, das 14h às 19h.
Quem preferir pode chegar ao Parque Valongo pelas duas passarelas que conectam o espaço ao Centro Histórico. Uma delas, a Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla, liga a Rua XV de Novembro, 155, ao Armazém 4, no cais. A outra fica ao lado da Alfândega de Santos, na Praça da República.
Passeio histórico
A programação também inclui o Walking Tour “Porto de Santos: Porta de Entrada da Imigração”. O passeio começa às 15h, com saída do Museu Pelé, e apresenta aspectos da história da imigração e da relação de Santos com a chegada de diferentes comunidades à cidade.
A 3ª Festa Italiana de Santos reúne a Società Italiana de Santos e a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur). Costa, Trasmontano e Visite Santos apoiam a realização.
Serviço
3ª Festa Italiana de Santos
Quando: sábado (15) e domingo (16)
Horário: das 12h às 20h
Local: Parque Valongo, Centro Histórico de Santos
Entrada: gratuita
Transporte: gratuito, com saídas do Hotel Atlântico e do Jardim Botânico Chico Mendes e retorno pela Praça Mauá
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.