Festival Danado de Bom tem diversas apresentações da Cultura Popular Nordestina | Boqnews
Foto: Divulgação

Cubatão

14 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Festival Danado de Bom tem diversas apresentações da Cultura Popular Nordestina

Reisado, Quadrilha, Maracatu e Teatro de Mamulengo são algumas das manifestações artísticas que acontecem no Palco Cultural montado na Praça de Alimentação

Por: PMC / Morgana Monteiro
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Festival de Cultura Nordestina – Cubatão Danado de Bom, que acontece até dia 16 de novembro, no Kartódromo Municipal (Rua Embaixador Pedro de Toledo s/nº), está recheado de atrações. Além dos shows no palco principal, o evento reúne apresentações artísticas dos mais variados segmentos (dança, teatro, cultura popular, folclore, artes plásticas e literatura) no palco cultural, na Praça de Alimentação, e no chão. Manifestações populares do Nordeste como o Reisado Sergipano, Maracatu, Teatro de Mamulengo serão destaque durante o dia, no festival.

As apresentações tem início hoje (14) à tarde, com a Cia Teatral Carcarah Voador, que apresenta o espetáculo Ispinho e Fulô de Patativa, que tem como tema central a vida do povo nordestino. Com poesias de Patativa do Assaré, o espetáculo traz à reflexão a luta do homem sertanejo, o drama da seca e o êxodo da gente do sertão que parte em busca de uma vida melhor. Às 19h, um encontro de quadrilhas juninas promete animar o público presente, com muita dança, colorido e alegria, marca registrada das manifestações populares da região Nordeste.

Já no sábado (15), às 14h, acontece uma oficina de percussão com ritmos nordestinos, com Fabiano Augusto. Crianças e adultos poderão aprender os batuques mais simples até os mais sofisticados e conhecer de perto, instrumentos de percussão que fazem toda a diferença em uma banda.

Às 15h, é a vez do espetáculo Mamulengo Rasga Estrada. Os artistas contam a história do sumiço do boi Pintadinho que causa mil confusões com personagens clássicos do mamulengo. Às 16h, a Cia Teatral Carcarah Voador traz o espetáculo Ispinho e Fulô de Patativa.

Às 16h45, acontece um aulão com brincadeiras populares. Às 17 horas, é a vez da Associação Folclórica Reisado Sergipano se apresentar. O grupo do Guarujá resgata a origem dessa dança popular, onde se festeja a véspera do Natal e o Dia de Reis. E para encerrar as atividades no sábado, às 19h, um Encontro de Maracatu, uma dança folclórica de origem afrobrasileira, típica do estado de Pernambuco, se apresentam no palco cultural.

No domingo (16), último dia do festival, a partir das 15h30, se apresenta o grupo Buraco Mamulengo, com o espetáculo  A Folia no Terreiro de seu mane pacaru, com Danilo Cavalcante. Às 19 horas, encerrando o último dia do evento, sobe ao palco a Associação Folclórica Reisado Sergipano.

Exposição
Dentro da programação do Festival de Cultura Nordestina- Cubatão Danado de Bom, o artista Walter Bará apresenta uma exposição – com o tema Descobrir o Cangaço com Liberdade – A mostra estará aberta para visitação, dentro do festival. A exposição conta com 25 quadros pirografados, misturando o tema do cangaço com um ‘toque’ do folclore brasileiro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.