Festival de Minuto na Escola | Boqnews

ETC

13 DE JULHO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Festival de Minuto na Escola

O Festival do Minuto (www.festivaldominuto.com.br) invade as escolas através do projeto Minuto na Escola. Com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o patrocínio da Comgás e da Votorantim, o mais reconhecido festival de videos da América Latina estimula os alunos da rede pública a produzirem videos de até 60 segundos, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Festival do Minuto (www.festivaldominuto.com.br) invade as escolas através do projeto Minuto na Escola. Com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o patrocínio da Comgás e da Votorantim, o mais reconhecido festival de videos da América Latina estimula os alunos da rede pública a produzirem videos de até 60 segundos, com tema livre. São duas categorias: uma para o Ensino Fundamental – até 14 anos – , o chamado Minuteen, e outra para o Ensino Médio – de 15 a 18 anos. O concurso vai de 1º de julho a 23 de outubro.


“O Festival é uma excelente oportunidade para os professores trabalharem com os alunos diversos conteúdos, utilizando linguagens familiares a todos: do vídeo, do cinema e da TV”, comenta Marcelo Masagão, curador e criador do Festival do Minuto. Os videos-minuto podem ser feitos em qualquer suporte/mídia (celular, câmera digital, VHS, mini-DV, etc.) – o que importa é ter uma boa ideia. Quando finalizados, os trabalhos devem ser submetidos pelos sites www.minuteen.com.br (Ensino Fundamental) e www.festivaldominuto.com.br (Ensino Médio).


São 4300 escolas estaduais e 3,4 milhões de alunos participantes, em todo o Estado de São Paulo, que concorrem a seis laptops, três para os melhores vídeos do Ensino Médio e três para os melhores do Ensino Fundamental. Em novembro, haverá uma cerimônia de exibição e premiação dos vencedores.


Como o projeto funciona


O Festival do Minuto realizou workshops com 90 coordenadores de artes nas escolas, para instrumentalizá-los sobre o formato do vídeo-minuto. Além disso, cada uma das 4300 escolas recebeu um DVD educativo com 57 vídeos do acervo do Festival, depoimentos dos realizadores, comentários do curador Marcelo Masagão e dicas sobre programas gratuitos de edição de imagem e som, que podem ser usados pelos alunos na produção de seus trabalhos. A ideia do projeto é estimular o uso do audiovisual nas escolas.



Sobre o Festival do Minuto


O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e propõe a produção de vídeos com até um minuto de duração. É, hoje, o maior festival de vídeos da América Latina e também o mais democrático, já que aceita contribuições de amadores e profissionais indistintamente.


A partir do evento brasileiro, o Festival do Minuto se espalhou para mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. O acervo do Minuto inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia).


Sobre o Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural


O Minuto na Escola é um dos dez projetos selecionados na 3ª edição do Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural, que destina anualmente R$ 1,5 milhão a iniciativas enquadradas no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultural, Lei Rouanet. Os outros projetos contemplados nesta edição do Fundo são: Educação através da Música, Caixa Mágica – O Universo do Teatro, Programa Igual Diferente, Cine Tela Brasil, Curtas de Animação, Curtas Querô, Cidade Invertida, A Cultura também é Amiga da Cidade e Instituto Baccarelli. Todos eles são voltados para o desenvolvimento sustentado das comunidades das áreas de concessão da Comgás.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.