Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas apresenta 33 espetáculos, de 10 países | Boqnews
Foto: Divulgação/Sesc Santos
26 de agosto de 2024

Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas apresenta 33 espetáculos, de 10 países

O Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo, acontece entre 5 e 15 de setembro de 2024, em Santos, cidade do litoral paulista.

Nesta sétima edição, o Peru é o país homenageado, representado por onze obras.

Desse modo, sendo oito espetáculos e três apresentações musicais e performáticas que integram o Ponto de Encontro, agenda noturna de fruição artística do festival.

Somam, ainda, doze peças vindas de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai, e mais treze trabalhos nacionais dos estados Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, totalizando 33 espetáculos. Atividades formativas, Ponto de Encontro e o Mirada Pro – reunião de dezenas de programadores internacionais e nacionais de festivais de artes cênicas do mundo todo também fazem parte do evento.

O conjunto da programação expressa a intenção curatorial de propor três eixos para a fruição da produção ibero-americana contemporânea. Portanto, o sonho, a floresta e a esperança e traz para a cena temáticas relevantes para as realidades dos países e dos artistas. As obras abordam, por exemplo, questões indígenas, decoloniais e das relações com a natureza. Além de provocarem reflexões sobre violências, gênero e identidades, migrações e deslocamentos, relações de poder e diversidade de corpos.

Trocas culturais

De acordo com o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina, “compreender o pertencimento ancestral enriquece a pesquisa nas artes performáticas, ampliando visões e criando novos contextos. Essa percepção pode superar supostas hierarquias entre povos e permitir novas aproximações simbólicas. O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, em sua sétima edição, estimula essas confluências por meio de eixos sobre o sonho, a floresta e a esperança, incentivando trocas culturais entre os países convidados”.

Dois trabalhos peruanos abrem esta edição, o espetáculo de rua El Teatro Es un Sueño, do grupo Yuyachkani, e a peça Esperanza, de Marisol Palacios e Aldo Miyashiro. O primeiro, apresentado a céu aberto, próximo ao Sesc Santos, homenageia o teatro. Desse modo, criando um momento de fantasia em que vida cotidiana, encenação e música ao vivo se mesclam. Já o segundo, com encenação no Teatro da Unidade, traz como pano de fundo o início dos anos 1980 no Peru. Portanto, quando o país, recém-saído de um regime ditatorial, vivia um período conturbado.

No espaço de convivência, a instalação Florestania, de Eliana Monteiro, convida o público a romper com a lógica do cotidiano e de centros urbanos. Um conjunto de 13 redes, confeccionadas em fibras de buriti por mulheres de quatro etnias indígenas da Amazônia brasileira e uma da Amazônia peruana, são dispostas para o público se deitar enquanto ouve sons da floresta.

MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas

Criado em 2010 para evidenciar a pluralidade de estéticas e as pesquisas nas artes cênicas dos países da América Latina e da Península Ibérica, o MIRADA chega à sua sétima edição.

Portanto, reforçando as similaridades e pluralidades que se estabelecem entre a produção desses países na cidade de Santos. Dessa forma, que carrega, além de sua beleza natural, a vocação de palco perfeito para evidenciar e proporcionar o intercâmbio entre os povos.

Onde fica?

Local: Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos)

Data: 5 a 15 de setembro

Para conferir a programação completa, acesse em https://sescsp.org.br/mirada, no Instagram do Sesc Santos e Sesc São Paulo.

Venda de ingressos na bilheteria das unidades do Sesc São Paulo e on-line pelo portal do Sesc SP (https://sescsp.org.br/mirada), app Credencial Sesc SP e https://centralrelacionamento.sescsp.org.br/.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.