Como parte do evento Porto Sustentável, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Fórum da Lei de Incentivo à Reciclagem será realizado no dia 3 de junho, das 14h às 17h, no Centro de Treinamento da Autoridade Portuária de Santos, ao lado do Museu do Porto, no Macuco (Av. Conselheiro Rodrigues Alves s/nº).
Sendo assim, a programação gratuita e aberta ao público inclui painéis com cooperativas da região, oficina de formatação de projetos e apresentação ferramenta de coleta seletiva e logística reversa.
Além disso, as inscrições devem ser realizadas individualmente para cada atividade.
Programação
Desse modo, a primeira parte será um painel com cooperativas de reciclagem da Baixada Santista. Portanto, que discutirão os principais desafios enfrentados no setor e possíveis soluções para fortalecer a cadeia da reciclagem regional. Os participantes serão anunciados em breve, no Instagram @odssantos2030 (cooperativas que desejam fazer parte do painel podem enviar uma mensagem direta para a conta).
Na sequência, haverá uma oficina sobre o funcionamento da Lei Federal de Incentivo à Reciclagem (Lei nº 14.260/2021), ministrada por Diego Nunes, fundador da Nunes Projetos Incentivados. A legislação tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva da reciclagem no Brasil, incentivando a reutilização, o tratamento e a destinação adequada de resíduos sólidos. Inscrições aqui
Encerrando a programação técnica, a empresa de tecnologia Plank apresentará a Copera, plataforma digital para apoiar a gestão da coleta seletiva e da logística reversa.
Portanto, a ferramenta conecta cooperativas, prefeituras e empresas. Sendo assim, oferecendo rastreabilidade, controle em tempo real e dados estruturados sobre todo o processo – desde a origem dos resíduos até sua destinação final. Desenvolvida em 2021, destinou 1.421,6 toneladas de resíduos recicláveis corretamente, atendeu 32.029 pontos de coleta e documentou 1.344 ocorrências.
Dessa forma, os impactos ambientais estimados são de 14.072 árvores preservadas, 111 mil m³ de água economizados. 1.089 toneladas de CO₂ evitadas e 5.569 MWh de energia poupada. Inscrições aqui
Além disso, o Porto Sustentável é uma realização da Autoridade Portuária de Santos (APS), em parceria com o ColaBora Mundo, o Manifesto ESG do Porto de Santos e o Movimento ODS Santos 2030.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.