Boqnews integra projeto do Google de apoio ao jornalismo com conteúdo local | Boqnews

GNI Local Lab

12 DE AGOSTO DE 2022

Boqnews integra projeto do Google de apoio ao jornalismo com conteúdo local

Na primeira fase, 100 veículos brasileiros foram escolhidos para a mentoria do Google pelos próximos meses. Depois, 40 serão selecionados para atividades até abril/23

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Boqnews, editado pela Enfoque Jornal e Editora, de Santos, foi um dos 100 veículos de comunicação do País escolhidos pelo Google para fazer parte do Google News Iniciative.

Dessa forma, o veículo foi fundado em 1986, pelo jornalista Jairo Sergio Abreu de Campos.

Portanto, a proposta da gigante mundial na internet é  contribuir para que jornalistas e veículos de notícias de todos os tamanhos possam obter sucesso na era digital.

Conforme o Google, para ajudar o trabalho de empresas jornalísticas menores que produzem conteúdo local, voltado às suas comunidades, a empresa lançou em maio um programa de capacitação para o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico dessas empresas, o GNI Local Lab.

Assim, os 100 selecionados estão divididos em 19 estados do Brasil, sendo 28 em São Paulo.

No Brasil, existem 13.734 empresas de jornalismo, mas nos últimos sete anos houve o fechamento de 685 empresas, 78 no ano passado.

Com a ação, o Google pretende ajudar os veículos a potencializar seus canais para ampliar o alcance e, como consequência, a rentabilidade.

 

Conteúdo original e jornalístico

Assim, os escolhidos são sites nativos digitais, jornais, revistas e emissoras de rádio ou televisão, que produzem conteúdo original e jornalístico.

Além disso, empregam de 2 até 100 jornalistas em tempo integral na redação e estão em operação há pelo menos 12 meses.

Dessa forma, o programa iniciou na última semana e irá até 30 de abril de 2023.

As equipes selecionadas receberão, ao longo de 10 meses apoio técnico dedicado, análises técnicas aprofundadas e treinamento do Google.

O objetivo é melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios dos seus veículos.

As 100 selecionadas receberão a mentoria pelos próximos três meses.

Depois, 40 serão selecionadas para o programa que se estenderá até 2023.

Além de contar com o apoio dos especialistas e consultores, as empresas jornalísticas também terão a oportunidade de simular diferentes estratégias para desenvolver ou aprimorar seus modelos de negócios.

Ainda como parte da iniciativa, uma série de workshops abordará a compreensão da audiência e o perfil do leitor brasileiro.

Além das melhores práticas para o trabalho jornalístico no digital.

Dessa forma, o GNI Local Lab conta com a parceria e apoio de três das mais importantes associações jornalísticas do país.

São elas: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).

Assim, a lista completa está disponível neste link

Boqnews 

Com 36 anos de circulação na forma impressa e digital nos últimos anos, o Boqnews é um dos veículos mais tradicionais de Santos e da Baixada Santista.

Em sua redação, há produção de conteúdo diário em suas plataformas.

Elaborado por jornalistas – da direção à redação, pelo veículo já passaram dezenas de jornalistas que hoje atuam em outros meios de comunicação e assessorias de imprensa públicas e privadas.

O Boqnews, por meio da sua empresa Enfoque, foi o pioneiro em Santos a divulgar pesquisas eleitorais com seu próprio instituto localizado na cidade.

Assim, tornou-se uma referência para leitores e políticos.

Além disso, por meio do boqnews.com reúne conteúdo com credibilidade e alcance cada vez maior em razão da sua abrangência pelo formato digital.

Assim, desde janeiro de 2021, mantém um programa diário de entrevistas – Jornal Enfoque – Manhã de Notícias – exclusivo na internet pelos canais you tube (www.youtube.com/boqnewstv).

E ainda: facebook (facebook.com/jornalboqnews), site www.boqnews.com, rádio Boqnews, twitter e demais redes sociais.

Ex-ministros, senadores, deputados, cientistas, jornalistas, advogados, políticos e outros profissionais dos mais variados segmentos já passaram pelo programa, ao vivo, de segunda a sexta, a partir das 9h30.

Alguns programas

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.