Guarujá recebe Prêmio Município Verde Azul pela terceira vez consecutiva | Boqnews
Foto: Divulgação/PMG

Meio Ambiente

27 DE NOVEMBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Guarujá recebe Prêmio Município Verde Azul pela terceira vez consecutiva

Nesta edição, o Município atingiu a marca de seis notas 10 e ficou acima dos 80 pontos necessários para ser certificado

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Guarujá acaba de conquistar, pela terceira vez consecutiva, o prêmio do Programa Município Verde Azul (PMVA).

Sendo assim, trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que é referência nacional há 16 anos no incentivo de boas práticas sustentáveis, além de desenvolvimento social. O título será entregue em solenidade agendada para 14 de dezembro, às 9 horas, no Palácio dos Bandeirantes.

Agora, a premiação é bienal. Nesta edição (2022 e 2023), a Cidade garantiu 82,50 pontos na classificação geral, ultrapassando a média necessária para a certificação. Outra conquista é que entre os 12 critérios de avaliação, o Município conseguiu nota máxima em metade deles: governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, gestão das águas, esgoto coletado e tratado, além de resíduos sólidos.

Dessa forma, o crescimento de 2021 para a fase atual é notório. Nos critérios de gestão das águas, educação ambiental e tratamento de esgoto, as notas passaram de 7,69, 7,75 e 8,33, para 10, respectivamente.

Além disso, as máximas inéditas representam o engajamento do poder público e dos munícipes em prol da conscientização ambiental.

Metas

Uma das metas do PMVA é auxiliar e estimular as cidades paulistas a desenvolverem políticas públicas mais sustentáveis. Na prática, os programas com essa finalidade desenvolvidos pela Prefeitura são compilados pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam).

Portanto, responsável pela coordenação, e enviados ao PMVA para uma avaliação criteriosa.

Assim como, as diretivas norteadoras para a certificação de Guarujá são itens da agenda local, como município sustentável, estrutura e educação ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, Conselho Ambiental, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

Novos incentivos

A premiação do Município Verde Azul assegura, ainda, que as Cidades recebam mais verbas estaduais para investimentos ambientais.

Desse modo, o documento reconhece a boa gestão ambiental do Município e possibilitou à Prefeitura de Guarujá, devido à premiação, a preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.