
Objeto foi encontrado por um ambulante no último sábado e foi encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente. Foto: Roberto Sander/PMG – Divulgação
Depois de Santos, onde a maré baixa trouxe a existência de um embarcação naufragada há mais de um século nas imediações do Canal 5, agora é a vez de Guarujá se deparar com um objeto histórico em sua faixa de areia.
Integrantes das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Operações Urbanas (Seurb) e Educação (Seduc) de Guarujá retiraram um achado arqueológico das areias da Praia do Tombo nesta segunda-feira (11).
Trata-se de um tonel de madeira que estava parcialmente enterrado na areia e que foi identificado no último sábado (9) por um ambulante, que acionou a Semam.
A Prefeitura realizou a remoção do objeto com o intuito de preservá-lo de quaisquer atos de vandalismo.
Origem
Em relação à procedência do mesmo, entende-se até o momento que se trata de um barril antigo originário do Rio Grande do Sul.
Além disto, caixotes e outras peças de madeira também foram encontrados próximo ao tonel.
De acordo com Marília Oliveira Calazans, professora de História pós-graduada em Arqueologia, o artefato ficará na Semam até que seja encontrado um laboratório ou instituição que atue em conjunto com a Prefeitura para elaborar uma pesquisa sobre o material.
“Com isso, posteriormente poderemos exibi-lo ao público ou direcioná-lo a um local adequado”, afirmou.