Cada vez mais em alta na gastronomia e na coquetelaria aqui no Brasil, a fermentação de alimentos e bebidas já atrai a atenção de muitos adeptos por todo o país.
Sendo assim, visando atrair a atenção desse público, o Hideout Fizz, na Ponta da Praia, em Santos, promove nesta sexta-feira (dia 3 de março), a partir das 19 horas, um evento especial em parceria com a Companhia dos Fermentados.
Dessa forma, a empresa resgata as técnicas antigas de conservação e transformação dos alimentos através da fermentação.
Além disso, começou como uma fábrica de kombucha em 2015, e hoje faz parte do Grupo Fermentare. Com loja, distribuidora, escola e editora, além de milhares de alunos e seguidores nas redes sociais.
No entanto, por meio de muita pesquisa, o grupo desenvolve produtos autorais, com ingredientes regionais que resgatam a cultura da fermentação. Como sidras e espumantes de frutas brasileiras, vermutes com botânicos regionais e molhos e vinagres tropicais.
Contudo, durante o evento no Hideout Fizz, haverá degustação das bebidas e vegetais produzidos pela Companhia dos Fermentados.
Assim como, o lançamento de dois cocktails exclusivos preparados com fermentados de frutas brasileiras nunca antes vistos no mundo (o espumante de cacau e o vermute de caju), além de um bate papo com os fundadores da empresa Fernando Goldenstein Carvalhaes e Leonardo Alves de Andrade.
Portanto, Fernando é físico, empresário, professor, apaixonado por cozinha e fotografia. É o idealizador da Companhia dos Fermentados e traz sua grande experiência e vivência internacional como diferencial.
Todavia, Leonardo é designer digital, empresário e fotógrafo. Abraçou de corpo e alma a Companhia dos Fermentados e traz suas soluções divertidas e criativas, além da experiência na cozinha.
Livros
Os participantes desse encontro também poderão adquirir os livros autografados pelos autores: “Fermentação à Brasileira”, lançado em 2020 pela editora Melhoramentos, que traz diversas técnicas de fermentação com mais de 70 receitas; e “Açúcar, Álcool e Vinagre: Celebrando a Arte da Fermentação”, lançado em setembro do ano passado pela própria Editora Fermentare, que conta, por meio de narrativa bem-humorada, a história desses três ingredientes que estão presentes na nossa alimentação desde tempos remotos e traz mais de 230 receitas autorais e afetivas, além de uma sessão de “causos” com textos literários desenvolvidos por oito autores a partir dos elementos do livro.
“Entendemos o uso de técnicas de fermentação como uma forma de ativismo político. Estamos, desta forma, nos opondo à normalização pasteurizadora que se tornou costume e regra na grande indústria e nos inunda com alimentos ultraprocessados que preconiza a adição sistemática de conservantes químicos a cada item de consumo. A industrialização da alimentação não apenas aliena como também infantiliza o paladar, porque nos entrega produtos sempre conhecidos, com adição excessiva de açúcares, gorduras e sódio, muito além do que é esperado em uma boa alimentação”, explica Fernando.
“O nosso trabalho de ensino e divulgação científica vem trazer autonomia às famílias, estimulando as pessoas a dedicar mais tempo à produção e consumo de seus próprios alimentos”, completa Leonardo.
Sobre o Hideout Fizz
Com a proposta de uma coquetelaria mais leve e divertida, mas com assinatura de qualidade Hideout, o bar secreto da cidade, o conceito “fizz” contempla um estilo de coquetelaria onde uma parte do cocktail é gaseificada com tônica, água com gás ou espumante, como a Gin Tônica por exemplo.
Sobre a Companhia dos Fermentados
A Companhia dos Fermentados compõe o Grupo Fermentare BNC, composto pela Escola Fermentare e Fermentarium Distribuidora. Como indústria, fabricam kombuchas, vinhos, sidras, vinagres, conservas de vegetais e outras bebidas não convencionais.
Além da produção, o grupo faz parcerias de pesquisa com as maiores universidades públicas e privadas do Brasil. E desenvolve produtos para os mais renomados chefs de cozinha.
No entanto, outra frente da empresa é a produção de kombucha para marcas de todo o Brasil. Atualmente, a fábrica conta com uma capacidade produtiva de 100.000 garrafas de kombucha por mês.
Os fundadores do grupo também oferecem consultorias e ministram aulas sobre fermentação.
Desse modo, nos últimos anos, mais de 4000 alunos passaram pelos cursos da empresa. Também lecionam em cursos livres do SESC, Senai, Senac e escolas de gastronomia.
Ademais, em 2017, a empresa contribuiu com a elaboração dos padrões de identidade e qualidade (P.I.Q) do kombucha junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Serviço:
Dia: 3 de março (sexta)
Horário: a partir das 19 horas
Local: Hideout Fizz (Av. Rei Alberto I, 177. Ponta da Praia, na cobertura do Comfort Hotel)
Mais informações pelo WhatsApp (11) 97600-3593 ou no direct do Instagram @hideout.fizz
A entrada é gratuita.