Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é indicado para seletiva do Oscar | Boqnews
Foto: Divulgação

Cinema

18 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é indicado para seletiva do Oscar

A Academia anuncia os cinco selecionados a compor a lista de indicados em janeiro de 2015. A cerimônia, que escolhe o vencedor, será em 22 de fevereiro

Por: Guilherme Genestreti
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, foi escolhido para representar o Brasil numa eventual disputa pelo Oscar. O longa disputará uma das cinco vagas de filme estrangeiro na mais importante premiação do cinema, em 2015.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta (18) pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, em cerimônia na Cinemateca, em São Paulo.

“É um filme de linguagem universal, com uma história que poderia acontecer em qualquer lugar do mundo”, disse a ministra. “É um filme extremamente positivo. Trata do tema da homossexualidade com uma rara delicadeza.”

“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” narra o romance entre um adolescente cego e seu colega de classe. No último festival de Berlim, o filme levou dois prêmios: o dado pela imprensa, e o Teddy, dedicado a produções com temática gay.

No Brasil, teve cerca de 189 mil espectadores até este mês, segundo o portal Filme B, que reúne informações sobre a indústria.

A comissão que escolheu o filme foi composta pelo cineasta Jeferson De, pela coordenadora-geral de desenvolvimento sustentável do audiovisual da Secretaria do Audiovisual, Sylvia Regina Bahiense Naves, pelo jornalista Luís Erlanger, pelo presidente do conselho da Televisão América Latina, Orlando de Salles Senna, e por George Torquato Firmeza, que dirige o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores.

Hoje Eu Quero…. disputou a nomeação brasileira com outras 17 produções lançadas entre setembro de 2013 e setembro de 2014 no país. O filme desbancou Praia do Futuro, de Karim Aïnouz, e O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, outras apostas para a vaga.

Mais de 20 países já nomearam seu candidato a figurar na lista de indicados.

Entre as produções estão o mexicano Cantinflas, cinebiografia do humorista homônimo dirigida por Sebastian del Amo; o venezuelano Libertador, de Alberto Arvelo, sobre Simon Bolívar; e o turco Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan, sobre um casal num hotel isolado.

A Academia anuncia os cinco selecionados a compor a lista de indicados em janeiro de 2015. A cerimônia, que escolhe o vencedor, será em 22 de fevereiro.

Nos últimos anos, o país selecionou O Som ao Redor (2014), O Palhaço (2013), Tropa de Elite 2 (2012) e Lula, O Filho do Brasil (2011) para uma dessas vagas, mas nenhum chegou à lista de indicados.

O Brasil já recebeu indicações em cinco edições do Oscar, mas nunca levou o prêmio. Os filmes concorrentes foram Central do Brasil (1999), O Que é Isso, Companheiro? (1998), “O Quatrilho (1996) e O Pagador de Promessas (1962).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.