Ideias pela paz | Boqnews

ETC

07 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Ideias pela paz

Promover e difundir a paz. Esse é o objetivo do Congresso Mundial da Paz, que acontecerá em Santos de segunda (10) a sexta  (14). Pela primeira vez no Brasil e no mundo, o evento reunirá especialistas da área que discutirão sobre o assunto e ajudará a apontar caminhos e alternativas para a paz em algumas […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Promover e difundir a paz. Esse é o objetivo do Congresso Mundial da Paz, que acontecerá em Santos de segunda (10) a sexta  (14). Pela primeira vez no Brasil e no mundo, o evento reunirá especialistas da área que discutirão sobre o assunto e ajudará a apontar caminhos e alternativas para a paz em algumas esferas do cotidiano como rotina escolar, trânsito e meio ambiente.

Um dos destaques da programação será o fundador da Fundação da Paz, David Adams, de Nova Iorque, que foi o responsável pela preparação dos planos de paz para a Unesco e para a ONU. A Europa também terá participação no Congresso e estará representada pela Espanha. A consultora da Unesco, Alicia Cabezuda,  professora da Universidade da Paz em Costa Rica, falará sobre como é possível transformar locais públicos em espaços educadores.

O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares, Abrasoffa, e reunirá cerca de 150 representantes vindos de todos os continentes. “O intuito é fazer uma reflexão sobre o assunto”, diz responsável pelo Congresso e vice-presidente da Abrasoffa,  Helena Lourenço. 

“Os convidados têm amplo conhecimento sobre a paz e são os melhores especialistas do mundo”, afirma. “Titulares do Prêmio Nobel da Paz, ministros da Cultura, cientistas, autoridades ligadas aos direitos humanos e especialistas em arte popular e turismo cultural de todas as partes do mundo confirmaram presença e apresentarão ideias e projetos que funcionam nos países de origem. “A troca de experiências é fundamental. Vamos tirar grandes lições do que esses especialistas podem oferecer”, visualiza.

A decisão de ter Santos como sede aconteceu após a apresentação do projeto na Grécia pela Associação.  “Alguns títulos colaboraram para que a Associação fosse mais conhecida e divulgada em outras nações. Em 2006, por exemplo, a Abrasoffa ganhou o título de melhor projeto pela paz, na França. Em 2008, fomos chamados novamente à França para desenvolver projetos e oficinas em escolas”, complementa.

Congresso
A programação contará com oficinas e palestras que discutirão ações, valores e compromissos para a diminuição da violência.  “A ideia foi reunir pessoas que desenvolvem algum tipo de projeto nesse sentido. Propostas que desenvolvam o afeto, o compartilhar e a parte afetiva. Esses são aspectos fundamentais na cultura da paz”, explica Helena.

Além das palestras, entidades como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Conselho Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore (Cioff), Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), Greenpeace e Cáritas vão expor em estandes a maneira pela qual desenvolvem seus trabalhos e estratégias. O evento será transmitido em tempo real pela internet.

Folclore
A divulgação da cultura popular será outro atrativo. Espetáculos de grupos folclóricos brasileiros mostrarão a vida e o cotidiano de outras regiões. Exposições fotográficas e reportagens mostrarão como é a vida de outros povos. “A princípio, viriam grupos de vários países. Com a preocupação a respeito da gripe A orientação foi que as vindas fossem canceladas levando em consideração que os grupos ficam juntos em um alojamento”, analisa.

Também como medida de prevenção, o único grupo brasileiro que se apresentará será o paulistano. “Esse grupo mostra a cultura do Nordeste e do Norte. Fazem performances de danças e também tocam música ao vivo”, comenta.

O Brasil Fest in Folk, nome oficial do evento de folclore, teve sua primeira edição em 1987. Idealizado por Helena, ele tem o  apoio institucional do Ministério da Cultura, está no Calendário de Eventos Turísticos da Embratur e também no Calendário Mundial do IOV (Conselho Internacional de Artes Populares).

Serviço
A abertura oficial do Congresso Mundial da Paz nas Américas e do Brasil Fest in Folk será no Teatro Coliseu, na segunda (10), às 19h30. A cerimônia contará com convidados internacionais e a entrada é franca. As palestras e oficinas acontecem no auditório da Unip. A programação completa, que se encerra na sexta-feira (14),  está no site www.abrasoffa.org.br

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.