II Varal do Design tem início neste sábado (3) | Boqnews

Artes Visuais

01 DE OUTUBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

II Varal do Design tem início neste sábado (3)

Exposição, bate-papos e encontros fazem parte da programação. Conheça também campanha de crowfunding

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

cartazes_1O 2º Varal do Design – que começa neste sábado (3) – aposta na descoberta dos novos talentos do design gráfico, com foco na criação de cartazes não publicitários. Na definição do evento, os cartazes transmitem cultura, são como atitudes, têm função política ou social; evocam o sentimento, a paisagem ou o modo como decidimos viver: utilizando os avanços tecnológicos ou mantendo a nossa essência apenas com o uso do lápis e do papel. Neste ano traz, o evento como tema o Real versus Virtual. Único do gênero da região, o Varal do Design tem papel fundamental para o despertar desta arte e ganha força a cada edição.

Neste segundo ano, por exemplo, foram mais de 250 trabalhos inscritos, mais que o dobro da primeira. Para o varal foram selecionados 20 obras de artistas locais e de fora. De acordo com a curadora e organizadora do evento, a professora e designer Márcia Okida tanto em número de inscrições como em qualidade as expectativas foram superadas. “Trabalhos mais criativos, com técnicas diversas, estilos diferentes… em tudo tivemos uma qualidade maior. Acredito que o tema – Real x Virtual – ajudou a liberar mais a criatividade tanto no uso das técnicas como das ideias em si”, explica.

O trabalho de escolha foi difícil e, portanto, realizado por uma equipe talentosa de profissionais do design nacional, da comunicação visual, da cultura e da arte, como a Carol Hoffman; Glauco Diógenes; Henrique Nardi; João Toledo; Labirinto Studio; Morandini; Paulo César Mello; Vanessa Queiroz e Drika Lucena.

De acordo com Okida, tiveram trabalhos abordando a temática de maneiras bem diferentes. “Alguns defendem visualmente o real, outros o virtual… Alguns mostram que a busca do equilíbrio deve permanecer… Outros mostram que o virtual pode se tornar um vício ruim. Também temos alguns trabalhos com foco nos relacionamentos virtuais e outros que nos fazem pensar em como estaremos daqui alguns anos”.

A novidade desta edição, como Okida mesmo definiu, é o próprio tema proposto. “A ideia é que a cada edição um novo olhar sobre um determinado assunto seja lançado. O foco é o design e o cartaz sempre. O que podemos ter a cada edição é algo a mais que tenha relação com o tema, neste ano teremos uma instalação em vídeo, feita pelo VJ Colante que mostrará 40 trabalhos selecionados de um modo virtual, enquanto ao lado teremos os 20 selecionados em forma real e física, na exposição”, conta.

No cenário local, Okida lembra que é o único evento da área por aqui: design gráfico e cartazes. “Temos muitos criadores na região, faculdades, cursos livres e é necessário um espaço que mostre essa cara, mostre o que temos. O Varal do Design acaba sendo – e pretende se tornar cada vez mais – uma memória gráfica, em design, da cidade, dos profissionais que formamos e temos aqui. Mesmo que as inscrições de fora da Baixada aumentem, o espaço para a produção local será sempre maior”, finaliza.

Ccartazes_2ampanha
O evento cresceu, porém – além do importante apoio do Sesc Santos – não conseguiu nenhum patrocínio nesta edição. O que fez surgir a ideia de uma campanha de crowfunding do site Kickante, onde qualquer pessoa pode colaborar.

Para cada valor “investido” uma recompensa. O intuito é imprimir o catálogo – mantendo a memória do evento catalogada e registrada – com as obras selecionadas. Tem recompensas bem legais como stickers de todas as obras, cartazes impressos dos selecionados a escolher, cartazes especiais dos jurados e muito mais.

Serviço
A exposição estará à disposição do público até dia 31 de outubro no mezanino do Sesc. Também faz parte da programação bate-papos sobre o tema, além de quatro encontros. Confira a programação dos encontros:

Encontros do 2º Varal do Design
(Todos acontecem no Mezanino do Sesc) 

10 de outubro, sábado, das 17 às 18h30:
Introdução à realidade aumentada e suas aplicações.
Com: CapsuleEletronic, Elton César, Mario Garcia, Sidney Coutinho, Camila Prado, João Jesus, Nayara Samora, Renne Miquele, Adelson Reis e Luiz Carlos, Renato Luiz Figueiredo.

11 de outubro, domingo, das 14 às 17 horas:
InReal — Além do que se vê na tela.
Com: Bruna Quevedo e Rodiney Assunção, ambos da JustDesign.

24 de outubro, sábado, das 15 às 19 horas:
Desenhos reais e artes virtuais no mundo editorial.
Com: Alexandre Barbosa, o Bar, e André Reis.

25 de outubro, domingo, das 14 às 15h30:
WEARABLES, a tecnologia no mundo da moda.
Com: Camila Gonçalves.

31 de outubro, sábado, a partir das 15 horas:
Bate-papo de encerramento c
Com a professora e designer Márcia Okida + convidados sobre as artes selecionadas e o tema Real versus Virtual.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.