Canto, dança, interpretação, audiovisual, fotografia, inclusão, diversidade e empoderamento feminino são alguns dos temas e características que serão abordados nas quatro atividades selecionados no edital da Incubadora Criativa Vara Para Pescar, de Cubatão.
“O objetivo da incubadora é propiciar a cada proponente selecionado a chance de realizar seu sonho. Para isso, ensinamos como um projeto deve ser formatado. Fazemos todo o acompanhamento antes, durante e após sua realização”, explica a coordenadora da Vara Para Pescar, Viviane Veiga Távora.
Conheça os projetos
Os quatro projetos participaram do edital lançado em março deste ano. Cada um foi contemplado no valor de R$ 10 mil para realizar programações artísticas pela cidade de Cubatão. “Todos são iniciativas que, de alguma forma, contribuem para a formação de novos profissionais, o aprofundamento de questões importantes da nossa sociedade, especialmente a questão da cidadania, e levam ao aluno o conhecimento teórico e prático de cada segmento escolhido”, afirma a produtora.
“O Rei do Trono de Palha – O Musical”
‘mAMAR”
A amamentação e o carinho materno em pontos específicos da cidade farão com que os moradores se identifiquem com o espaço, uma vez que a relação mãe-filho é uma expressão que ultrapassa qualquer cultura e/ou geração.
Gratuita, a iniciativa tem as mulheres como público-alvo. A exposição ficará aberta na área de expositores do Parque Anilinas durante um mês. O lançamento acontecerá para convidados que fazem parte do movimento materno da cidade, autoridades públicas, formadores de opinião (imprensa) e familiares das fotografadas. Depois, a mostra percorrerá outros pontos do município.
“Oficina Olhar Documental: Criação Prática de Documentários”
As oficinas serão oferecidas gratuitamente pelo fotógrafo e videomaker Douglas Casari para vinte mulheres a partir de 18 anos. Terá a duração de 33 horas divididas em 11 dias, sendo que as três últimas aulas serão realizadas nos laboratórios da Unimonte.
O telefone celular será o instrumento de trabalho durante as aulas, que abordarão a temática “Diversidade e Tolerância”. Também serão ministradas aulas teóricas sobre história, pré-produção, realização e finalização de documentários. Ao término, acontecerá um evento com exibição do conteúdo produzido em aula (um curta de cinco minutos). Terá também bate-papo com duas mulheres do Movimento Audiovisual da Baixada Santista.
“Handbells”
Projeto musical que promoverá três dias de oficinas. Os 40 alunos conhecerão sobre a “Prática de Sinos de Mão”. Surgiu de uma experiência musical da proponente Bruna Marinho. Para aprimorar-se como pianista e professora de música, Bruna participou de um intercâmbio nos Estados Unidos, promovido por Dr. Shelly Moorman.
Sobre a incubadora Vara para Pescar
Em seus dois primeiros anos de atuação, oito projetos foram incubados. Cada um deles conta com apoio da instituição e seus profissionais nas seguintes áreas: assessoria de imprensa, supervisão do projeto, consultoria especializada em gestão, uso das salas de aula da incubadora, equipamentos de audiovisual para registro das atividades, laboratório de informática e biblioteca.
