Jornalista lança livro sobre os 60 anos do clube Estrela de Ouro | Boqnews
Foto: Divulgação

Tradição nipônica

15 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Jornalista lança livro sobre os 60 anos do clube Estrela de Ouro

José Carlos Silvares conta a história do clube no livro Estrela de Ouro – 60 anos; obra será lançada nesta segunda (15), durante festa destinada à associados e convidados

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Tradicional em Santos, o clube Estrela de Ouro, na Ponta da Praia, completou 60 anos de atividades ininterruptas em diferentes setores como esportes, lazer e gastronomia. Em homenagem a esta bela história, o jornalista e escritor José Carlos Silvares escreveu o livro Estrela de Ouro – 60 anos, que será lançado na segunda (15), a partir das 19h30, durante festa destinada aos associados e convidados no próprio estabelecimento.

Silvares viajou no tempo para escrever esta obra. Ele realizou uma ampla e meticulosa pesquisa desde a chegada dos japoneses — que na maioria eram pescadores — à cidade. “Após a Segunda Guerra Mundial, muitos japoneses tentaram voltar a Santos para recuperarem suas coisas. Eles haviam perdido tudo durante a guerra e foram encaminhados como prisoneiros para locais distantes”, destaca o escritor.

No município, os japoneses se uniram e montaram uma espécie de gueto, segundo Silvares. “As crianças gostavam de jogar bola, mas as pessoas impediam que entrassem em clubes, por isso fundaram o próprio”. Então, surgiu o Estrela de Ouro Futebol Clube.

Gastronomia
Na década de 60, o futebol do clube já estava famoso, até mesmo adultos representavam o time. “Os mais velhos ganhavam frutos do mar e no campo de futebol faziam churrasco”. A partir de um momento, enquanto eles jogavam bola, as mulheres preparavam a comida.

Depois, a gastronomia realizada no local ficou conhecida e hoje, após anos, a população pode apreciar as iguarias japonesas no restaurante do clube, que segundo Silvares, é o ponto forte do Estrela de Ouro.

Momento marcante
Quando o príncipe do Japão esteve no Brasil, em 2008, um dos locais o qual visitou foi o Estrela. Silvares conta que ele almoçou no local e os pratos foram decorados com carambolas cortadas que, naturalmente, ficam com formato de uma estrela.

“Ele perguntou o que era aquilo no prato e o ex-prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, respondeu que eram pedaços de carambola. Até buscaram outras e deram ao príncipe”. Silvares conta que este acontecimento até rendeu um capítulo especial no livro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.