Jornalista santista é um dos seis selecionados no edital de teatro do ProAC | Boqnews
Foto Divulgação

Teatro

11 DE OUTUBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Jornalista santista é um dos seis selecionados no edital de teatro do ProAC

Peças inéditas de escritores de São José do Rio Preto, Osasco e capital também são contempladas no edital de texto de dramaturgia do Programa de Ação Cultural (ProAC)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O jornalista santista José Roberto Torero foi contemplado no edital de texto de dramaturgia do ProAC. Autor do best-seller “O Chalaça”, que recebeu o Prêmio Jabuti em 1995, o escritor fala em sua peça sobre a amizade entre Marx e Engels. Muito se escreveu sobre a obra, mas nada sobre sua relação pessoal. O objetivo de “Carlos e Frederico” é inverter essa perspectiva e falar sobre os nomes, não sobrenomes.

Além de Torero, mais cinco projetos foram selecionados pelo edital, programa de incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Este concurso contou com 150 projetos inscritos, que concorreram a seis prêmios de R$ 10 mil cada, que serão executados a partir de 2017. Foram selecionadas as propostas das cidades – além de Santos, Osasco, São José do Rio Preto e da Capital.

Confira os demais contemplados:

Homero Ferreira (São José do Rio Preto) – Alice & Baltazar (título alugado provisoriamente)
A peça deseja contar uma história deflagrada pelo contexto da especulação imobiliária carioca, tendo como pano de fundo o carnaval.

Samantha Vitena Barbosa (Osasco) – Esse trem é gente
É uma história sobre Mayara e Miúda, desde criança até a adolescência, que acontece entre o ambiente familiar, o escolar e os trens. Também fala sobre o processo de descobrimento de raça e gênero, Mayara como mulher negra e Miúda como mulher trans.

Luciana Lyra (São Paulo) – Josephina
A peça tem como proposta falar sobre a vida e a obra da dramaturga e jornalista Josephina Álvares de Azevedo, ícone da luta feminista no Brasil.

Ramilla Souza (São Paulo) – Periferida Carne Viva
O texto trata sobre LGBTfobia na Periferia e trabalha com duas histórias paralelas. A de um menino que se descobre gay e torna-se drag queen na idade adulta; a outra fala sobre a vida de  uma menina trans que lida com a sua redesignação de gênero num contexto de extrema vulnerabilidade.

Walner Dansiger Junior (São Paulo) – Selarón, Arquiteto do Delírio
É uma livre interpretação poética da vida do pintor e ceramista Jorge Selarón, artista criativo, urbano, popular, megalonamíaco e delirante que construiu ao redor de si uma galeria de arte gratuita a céu aberto encravada no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

Demais editais

Além deste edital, já foram anunciados os selecionados de 17 dos 44 editais lançados neste ano: teatro (produção, circulação e primeiras obras), dança (produção, circulação e primeiras obras), artes cênicas (produção e circulação voltado ao público infantojuvenil; e circulação para a rua), festivais de artes I e II, circo (produção de número circense) música (gravação de álbum inédito de canção com circulação de shows) e culturas populares e tradicionais, aprimoramento técnico-artístico, estímulo à leitura em bibliotecas e hip hop. Os demais resultados devem ser divulgados até novembro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.