‘Santos Paladares’: fotolivro retrata a cena de bares e restaurantes de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

ETC

15 DE DEZEMBRO DE 2023

‘Santos Paladares’: fotolivro retrata a cena de bares e restaurantes de Santos

Os jornalistas Diego Brígido e Fernanda Lopes se juntaram ao fotógrafo Alexsander Ferraz e reuniram na publicação mais de 70 personalidades da gastronomia santista, que também traz receitas e curiosidades

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Chefs e empresários da cena gastronômica de Santos, como Dario Costa, Netão, Babbo Américo, Maísa Campos, Bia Salles, Kátia Lopes, Daniel Stucchi e muitos outros estão retratados em ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’.

Sendo assim, os jornalistas Diego Brígido e Fernanda Lopes contam, no livro, um pouco da trajetória de chefs, bartenders, empresários do ramo e cervejeiros que têm apostado na cena local. Com fotos do fotógrafo Alexsander Ferraz, a publicação retrata estas personalidades em momentos descontraídos, destacando também pratos e drinques.

Diego Brígido, jornalista que cobre gastronomia na Baixada Santista há 8 anos e mantém, há cinco, um Guia de Bares e Restaurantes locais, já com 11 edições publicadas, explica: “O livro surgiu com a ideia de homenagear e jogar luz nestas pessoas que, muitas vezes, estão nos bastidores, mas são essenciais para essa efervescência da cena gastronômica santista”.

 

Pessoas e paladares

São mais de 70 pessoas retratadas, que representam cerca de 50 estabelecimentos santistas: dos restaurantes mais tradicionais, como Babbo Américo, Cantina Di Lucca, Almeida e Café Carioca. Além de bares descolados, como Hideout, Arapuka e Baraçaí, passando por novos ícones santistas, como o Madê, CeSTÚ, Lorient, Garni e Revo.

Além de conhecer um pouco mais sobre cada um desses chefs e empresários, os leitores ainda conhecerão receitas famosas dos chefs. E bartenders locais, com fotos que provocam os paladares. São 30 receitas, entre comidas e drinques, incluindo ícones da culinária caiçara e pratos autorais de menus de sucesso na Cidade.

“É um retrato deste momento da cena gastronômica em que Santos tem se destacado com nomes de relevância nacional e também um passeio pela tradição, por aquilo que alicerçou, que foi a base dessa conquista”, ressalta Fernanda Lopes, jornalista formada em Gastronomia e que pesquisa e escreve sobre o assunto há 15 anos, documentando tudo o que acontece nesse universo na região por meio da coluna Boa Mesa, do Grupo Tribuna. Fernanda também fez a curadoria das receitas do fotolivro Santos Paladares.

Desse modo, as imagens mostram essas pessoas representativas e seus pratos e drinques sob o olhar experiente e singular do fotógrafo Alexsander Ferraz, que descobriu que “levava jeito” para fotos gastronômicas ainda estagiário do jornal O Estado de S. Paulo. “Começaram a me colocar em várias pautas de restaurantes porque gostaram do meu trabalho”, conta Alexsander. E ele também gostou.

Há 15 anos, junto com Fernanda Lopes, passou a acompanhar a cena gastronômica da região, documentando e registrando com suas lentes, novidades e receitas. “A fotografia gastronômica exige cuidado, tanto com a produção da mesa, disposição do alimento, como da iluminação, que pode valorizar ou destruir uma receita”, avalia. O resultado são pratos apetitosos e seus autores, que certamente irão inspirar os leitores.

Ademais, o livro traz ainda textos que retratam a evolução da cena gastronômica santista, as influências caiçara e dos imigrantes na culinária local. E curiosidade e receitas de símbolos, como o pão de cará, tipicamente de Santos, além de crônicas sobre comida de Diego e Fernanda.

 

Lançamento e noite de autógrafos

‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’ terá lançamento oficialmente em um evento fechado para convidados.

Dessa maneira, no dia 12 de dezembro, mas no dia seguinte já estará à venda na livraria Realejo, ícone santista, por R$ 89.90.

Na sexta-feira, 15 de dezembro, os três autores estarão na livraria Realejo (Rua Marechal Deodoro,6, Gonzaga, Santos). Portanto, para uma noite de autógrafos aberta ao público, a partir das 19h.

Parte da arrecadação com a venda dos livros será revertida para o Lar Espírita Mensageiros da Luz.

Dessa forma, que atende gratuitamente, em regime de abrigo, pessoas com paralisia cerebral.

Além disso, o projeto foi patrocinado pela Miramar Construtora, do Grupo Mendes, e pela CB Autos Honda, com apoio cultural do Laboratório Cellula Mater, Santos Convention & Visitors Bureau, Laticínios Marcelo e Lyon Gastronomia Afetiva.

Onde fica?

Noite de autógrafos

Data: Sexta (15)

Horário: A partir das 19h

Local: Livraria Realejo – Av. Marechal Deodoro, 2  – Gonzaga – Santos

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.