Lente de contato dental | Boqnews

BoqBeleza

10 DE NOVEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Lente de contato dental

O nosso sorriso é algo que mexe bastante com a autoestima e influencia até as atividades simples do dia a dia — como o fato de sorrir em público ou conversar. Por isso, muitas pessoas recorrem à lente de contato dental para solucionar problemas e acabar com certos constrangimentos. Quer entender mais sobre essa técnica?

Por: Beatriz Challoub
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Conheça o conceito e os tipos de lente de contato dental

Para entender o que é lente de contato dental, é preciso antes ter em mente que o procedimento é estético. Isso é uma informação esclarecedora, pois significa que não se trata de um método indicado para quem tem problemas mais estruturais na dentição.

A lente nada mais é do que uma camada fina feita especialmente para cobrir a frente de um dente, região que também é conhecida como vestibular. Ela é feita de  porcelana (feldspática ou de dissilicato de lítio).

Esse último tem sido muito recomendado por ser mais resistente do que os demais. A odontologia também tem melhorado muito os materiais usados para fixação das lentes de contato dentais (cimentos resinosos), o que torna a técnica ainda mais vantajosa.

As lâminas (que têm entre 0,2 e 0,5 milímetros) são confeccionadas de acordo com a necessidade de cada paciente, após uma avaliação completa de um profissional — de preferência, que seja especializado na técnica. Uma consulta prévia é fundamental para que a estrutura bucal de cada pessoa seja analisada, verificando se as lentes são indicadas ou não para o caso.

Lentes de contato X Facetas

A faceta é indicada nos casos em que existe um maior desgaste dentário é, por isso, se faz  necessário por indicação clínica. A principal vantagem da lente se dá pela menor necessidade do desgaste do elemento dentário.

Saiba quais são as recomendações de uso

Como mencionamos, o procedimento é uma medida estética e pode ser utilizado em muitos casos que não apresente muito comprometimento estrutural. Veja alguns deles:

  • possibilidade de correção de dentes separados, também conhecidos como diastemas;
  • correção da aparência nos casos de dentes prejudicados por ocorrência de cáries ou quebrados;
  • alinhamento do tamanho dos dentes;
  • aumento do tamanho dos dentes, quando eles são muito pequenos em relação ao tamanho do rosto ou da boca;
  • clareamento dentes manchados, amarelados ou escurecidos por causas diversas.

Uma das vantagens da lente de contato dental é que ela pode ser aplicada em apenas um dente ou em toda a sua arcada dentária, dependendo de como for a avaliação do dentista e o desejo do paciente.

Um profissional consciente e de qualidade faz um verdadeiro estudo para apresentar as possibilidades de transformação do sorriso. Por essa razão, é comum que seja solicitado a realização de exames de raio X e moldes bucais.

Viu só como não é difícil preservar o bom estado do seu sorriso? Em geral, as lentes duram por muitos anos e apenas a ocorrência de um problema mais grave vai exigir que o processo seja refeito.

Outra atitude que faz toda a diferença — tanto para a manutenção da aparência quanto para a sua saúde bucal e geral — é visitar o dentista regularmente. Combine com ele a frequência ideal e mantenha um acompanhamento próximo.

Enfim, a lente de contato dental é uma ótima alternativa para quem está buscando uma solução estética compatível com os resultados oferecidos por esse procedimento. Procure um profissional especializado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.