Livro analisa estereótipos de gênero em filmes com protagonistas jornalistas | Boqnews
Foto: Divulgação

Cultura

30 DE SETEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Livro analisa estereótipos de gênero em filmes com protagonistas jornalistas

Pesquisadora relaciona padrões em 50 anos de representação da mulher jornalista nos cinemas e seu peso no imaginário popular sobre a profissão

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Lançado pela Editora Appris, de Curitiba, no mês de agosto deste ano, o livro “A mulher jornalista no cinema” levanta discussões acerca da representação da mulher jornalista nos filmes estadunidenses.

As questões de gênero são apresentadas nesse contexto, bem como suas relações com a história do cinema e do jornalismo. Assim, a obra busca despertar um olhar crítico e o senso interpretativo, estudando as relações entre os meios de comunicação e as construções de gênero.

A autora Beatriz dos Santos Viana, jornalista e pesquisadora em Comunicação, Gênero e Cultura, traz uma ampla análise da indústria cinematográfica, observando como determinados padrões de beleza e papéis sociais tem construído estereótipos nos últimos 50 anos, fomentando o sexismo e o fetichismo na indústria hollywoodiana.

A leitura possibilita ainda uma reflexão sobre a influência dos estereótipos de gênero no exercício da profissão jornalística, considerando seus impactos no imaginário popular e sua influência sobre a confiança da sociedade na imprensa.

“Não há uma solução rápida para o fim das desigualdades. A luta contra preconceitos, estereótipos, convenções sociais e tabus é uma ação constante. Enquanto houver perseverança e paciência em entender e explorar os caminhos da empatia, haverá chances de tornar este mundo um pouco melhor e mais justo do que o encontramos. Que este livro sirva de instrumento para essas mudanças tão necessárias”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.