Livro de Gino Caldatto aborda trajetória da Companhia Construtora de Santos | Boqnews

Arquitetura e Urbanismo

05 DE JULHO DE 2022

Livro de Gino Caldatto aborda trajetória da Companhia Construtora de Santos

Arquiteto Gino Caldatto realiza noite de autógrafos do livro “Trabalho Moderno”, nesta quinta-feira (7), no Museu do Café

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O arquiteto Gino Caldatto realiza, nesta quinta-feira (7), a partir das 18 horas na Bolsa do Café, no Centro Histórico de Santos, noite de autógrafos para o lançamento do livro “Trabalho Moderno”, que narra a história de atuação profissional e comercial da Companhia Construtora de Santos, empresa criada pelo engenheiro civil Roberto Cochrane Simonsen junto com outros empresários, em 1912.

Produzido pela Senai Editora, a obra é resultado da tese de doutorado apresentada pelo autor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

O livro aborda a estrutura de gestão e divisão do trabalho apoiada nas ideias de Frederick Taylor, quando as atividades da Companhia Construtora de Santos enveredaram para diversos caminhos da arquitetura e da engenharia até 1929.

A obra aborda o período em que a Companhia executou projetos técnicos e arquitetônicos ecléticos e modernos, a urbanização de bairros em cidades como Santos e São Paulo, a construção de palacetes, armazéns, sedes bancárias e imponentes edifícios.

Destaca projetos e obras realizadas como a do Ministério da Guerra  e a construção simultânea de dezenas de quartéis em diversos estados do país, entre os anos de 1921 e 1924.

Também ressalta o tino empreendedor Simonsen, que aplicou métodos administrativos apoiados no scientific management para racionalizar a gestão da Construtora, procurando torná-la mais competitiva no mercado, bem como o alinhamento estratégico, social e político as instâncias públicas.

O autor também irá promover noite de autógrafos na Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509), em São Paulo, na próxima quinta-feira (13), a partir das 18h30.

Arquiteto Gino Caldatto

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.