Livro faz paródia da Bíblia | Boqnews

ETC

08 DE SETEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Livro faz paródia da Bíblia

A dupla José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta lança divertida paródia da Bíblia sagrada nesta sexta (10), a partir da 18h30, na Realejo Livros, à Avenida Marechal Deodoro, 2, no Gonzaga. No Novo Testamento, Pilatos pede que o povo de Jerusalém decida quem de dois homens deve ir para a cruz. Um deles é […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A dupla José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta lança divertida paródia da Bíblia sagrada nesta sexta (10), a partir da 18h30, na Realejo Livros, à Avenida Marechal Deodoro, 2, no Gonzaga.


No Novo Testamento, Pilatos pede que o povo de Jerusalém decida quem de dois homens deve ir para a cruz. Um deles é Jesus, que acaba sendo o escolhido. O outro, um ladrão chamado Barrabás, cuja existência foi cercada de mistérios. Com um livro engraçado, divertido e curioso, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta se inspiram nos textos bíblicos para imaginar como pode ter sido a vida do mitológico personagem, que ressurge como um inimigo dos romanos que se torna messias por acaso.


 


O resultado é uma aventura em tom de paródia, que revela que a Humanidade tolera quase tudo – fome, escravidão, violência – menos a ausência de algo para idolatrar. Primeiro romance adulto dos autores em dez anos, O Evangelho de Barrabás conta com uma trama ágil, marcada por reviravoltas, que prende tapidamente o leitor. Por trás das aventuras do protagonista, porém, há uma pesquisa extensa sobre o Antigo e o Novo Testamentos. 


Ateus convistos, os autores mergulharam no universo bíblico para imaginar como teria sido a vida de Barrabás. Essa imersão resultou num livro cheio de citações de textos sagrados. A declaração de amor que ele faz para Maria Magdalena, por exemplo, foi retirada quase que inteiramente do Cântico dos Cânticos, capítulo de teor erótico do Antigo Testamento.


 


As maldições enumeradas no embate entre Barrabás e Caifás no Templo foram extraídas do Deuteronômio, do mesmo livro. Já o Novo Testamento aparece nas citações às parábolas do grão de mostarda (que ocorre quando os discípulos vão se despedir de Barrabás após o milagre das águas) e do filho pródigo, que ganhou um final diferente. Não é preciso conhecer a Bíblia, no entanto, para se divertir. Basta gostar da combinação de inteligência ferina com humor e história, marca registrada da dupla Torero-Pimenta.


 


“Este livro é muito mais sobre crentes do que sobre religião. Tenho inveja de quem tem fé. No fundo é desolador ser ateu. Minha mãe, por exemplo, que é astróloga indiana, me acha uma besta”, diverte-se Torero. Há três anos, quando tiveram a idéia do livro, ele e o parceiro Marcus Aurelius Pimenta, por sua vez filho de pastor, pensavam no título A Bíblia de Rozemberg. “Quando lemos a notícia da descoberta do evangelho de Judas, mudamos de idéia e escolhemos Barrabás como protagonista, um personagem riquissimo, com pelos menos quatro denominações históricas: assassino, ladrão, salteador e revolucionário”, conta Torero. “Mas, afinal, quem foi esse homem? O livro traz a nossa versão”, diz ele.


 


Sobre os autores


 


José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta já escreveram nove livros em dupla.  O pai de Pimenta era pastor presbiteriano. A mãe de Torero é seguidora do mestre indiano Sai Baba.


 


Título: O Evangelho de Barrabás


Autor: José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta


Editora: Objetiva


Preço: R$ 36,90


Páginas: 188

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.