Livro ’O Fim do Ministério da Cultura’ será lançado nesta sexta-feira em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Etc

10 DE JANEIRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Livro ’O Fim do Ministério da Cultura’ será lançado nesta sexta-feira em Santos

Evento contará com roda de conversa com o autor Rafael Moreira

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Extensa coletânea de pesquisa e entrevistas, o livro “O Fim do Ministério da Cultura – Reflexões sobre as políticas culturais na era Pós-MinC” terá seu lançamento oficial no próximo dia 14 (sexta-feira), às 19 horas, na Associação Cultural José Martí da Baixada Santista (Rua Sergipe, 15, casa 2, Gonzaga, Santos).

O evento contará com a roda de conversa e presença do Doutor e Mestre em Ciências Políticas (USP), Rafael Moreira. Publicado pela Imaginário Coletivo, a obra desenvolvida desde 2020 tem co-autoria do jornalista Lincoln Spada.

Desde 2019, o Ministério da Cultura (MinC) se tornou em Secretaria Especial da Cultura, vinculada atualmente à pasta do Turismo.

Criado em 1985, o MinC foi o epicentro de diversas políticas públicas do setor por todo o país. Afamado e difamado em razão das polêmicas da Lei Rouanet, o ministério teve um amplo histórico de programas, como a Lei Cultura Viva e a Lei do Audiovisual. Mapear Pontos de Cultura, fortalecer a salvaguarda de patrimônios imateriais e criação de praças integradas com demais serviços públicos são parte de sua trajetória.

Diante desse repertório de pesquisa, os autores partilham nesta obra as suas escutas sobre os impactos na era pós-MinC, a partir de entrevistas com gestores públicos, técnicos e trabalhadores da cultura de diferentes áreas (como artes cênicas, visuais, cultura popular e música) de oito municípios, de quatro unidades federativas (Brasília, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo) no decorrer de 2021.

Com 269 páginas, o livro foi contemplado pelo 8º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos (Facult 2019), da Prefeitura Municipal de Santos via Secretaria de Cultura. A obra será vendida no valor de R$ 50,00.

Rafael Moreira 

 

Doutor e Mestre em Ciência Política pela USP, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela mesma Universidade, e especializado em Marketing Político pela PUC-SP.

Sou coautor dos livros “Crises da Democracia: o papel do Congresso, dos Deputados, e dos partidos” (Ed. APPRIS) e “O Congresso Nacional, os partidos e o sistema de integridade” (Ed. Konrad Adenauer Stiftung).

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.