Jornalista lança livro que fala sobre a arte de envelhecer com leveza e alegria
Envelhecer é trabalhoso.
Mas é possível fazê-lo de forma menos preconceituosa e mais leve.
Dessa forma, a jornalista e escritora Ivani Cardoso reuniu dezenas de crônicas do cotidiano escritas em sua coluna durante passagem no Jornal da Orla, de Santos, retratando o envelhecimento a partir de sua experiência pessoal.
Além de estudos desenvolvidos ao longo de cerca de 15 anos com o Grupo de Reflexões do Instituto Ideac, de São Paulo, formado por profissionais de diferentes áreas.
“O envelhecimento ativo permite você resgatar sonhos e projetos e manter amigos ao longo de sua vida. Estes são alguns segredos do envelhecer”, explicou a escritora.
Ela participou do Jornal Enfoque desta segunda (4) onde falou sobre o novo livro, o primeiro de crônicas (o anterior destinado aos contos chama-se Verdades Inventadas. Além disso, ela já escreveu 10 biografias de grandes empresários brasileiros).
Conforme Ivani, com passagem pelos jornais A Tribuna de Santos, Estado de São Paulo e assessorias de Comunicação, a obra não se propõe a ser um manual de autoajuda.
Ao contrário, busca apresentar, de forma leve, situações do cotidiano para esta faixa etária, em franca ascensão.
Santos, por exemplo, no litoral paulista, tem 25% da população acima de 65 anos – e 20% acima dos 60 anos.
Média, aliás, que só vai crescer, alterando o perfil da pirâmide demográfica.
Envelhecer e desafios
“A ideia é abrir espaço para conversas sobre temas que muitos preferem evitar. Envelhecer traz desafios e uma certa desordem. É como olhar um armário e perceber que muitas coisas já não servem mais – e não apenas as roupas”, explica.
“É um tempo de compreender o tempo, que se transforma em uma ampulheta poderosa: somos finitos no corpo, mas não nos sonhos”, enfatiza.
Sonhos como o podcast Histórias da Vovó, um bálsamo que Ivani criou para contar histórias para suas netas durante a pandemia da Covid-19.
Hoje já são mais de 120 histórias, boa parte delas fruto da sua inspiração e experiência profissional.
“Recebo pedidos de várias mães e avós. E adequo as histórias com as sugestões recebidas”, salienta.
Assim, o podcast está disponível na plataforma Spotify.
No programa, ela também cita filmes que tratam sobre o envelhecimento e estão presentes na obra.
Resumo
Lançamentos
Em Santos – Dia 4 de maio, das 18h30 às 21h30
Bar Heinz – Rua Lincoln Feliciano, 104, Gonzaga
Em São Paulo – Dia 23 de maio, das 11h às 13 horas
Livraria da Vila – Shopping Jardim Pamplona
Rua Pamplona 1704
Confira o programa
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.