Maquete reproduz aspectos históricos da Vila de Santos | Boqnews

ETC

22 DE JUNHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Maquete reproduz aspectos históricos da Vila de Santos

Uma maquete com cerca de seis metros quadrados que reproduz a Vila de Santos foi inaugurada na última quinta-feira (18) pela Fundação Arquivo e Memória de Santos. Construída em 2006 pelo engenheiro elétrico João Inácio da Silva Filho, a maquete reproduz 25 importantes construções da Cidade em meados da década de 1820. O trabalho foi […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma maquete com cerca de seis metros quadrados que reproduz a Vila de Santos foi inaugurada na última quinta-feira (18) pela Fundação Arquivo e Memória de Santos.

Construída em 2006 pelo engenheiro elétrico João Inácio da Silva Filho, a maquete reproduz 25 importantes construções da Cidade em meados da década de 1820. O trabalho foi restaurado e doado à Fundação.

“Construí para uma exposição que estava fazendo sobre a vida de Bartolomeu de Gusmão. Com o final desse trabalho, achei que a maquete poderia ser reaproveitada”, lembra o engenheiro.

Com a ajuda de um grupo de quatro estudantes, alunos do engenheiro, que é também é professor do curso na Unisanta, a maquete ganhou iluminação especial.  As luzes são acionadas em conjunto com o vídeo exibido, que conta a história da Vila de Santos, e cita os pontos representados na maquete.




São 13 minutos de vídeo, que contam a história de cada ponto exposto na maquete. “Trata-se de um software que, de acordo com a palavra mencionada no vídeo, emite os sinais ao ledge (espécie de lâmpada) para que ele acenda”, explica.

Além de criar um efeito diferenciado para a manhã e noite, os pontos de luz iluminam os locais que vão sendo narrados no vídeo. “Esse software sincroniza o vídeo, o som e a luz”, complementa.

O engenheiro elétrico explica que os sinais emitidos pelo software chegam aos ledges por meio de um único cabo. Segundo o diretor  da Fundação Arquivo e Memória, José Manuel Costa Alves, a  idéia é tornar a apresentação pública. “O vídeo, em conjunto com a maquete, é uma verdadeira aula sobre a evolução de Santos e amplia o conhecimento sobre a  Cidade”, diz.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.