Memorial da Inclusão recebe novas obras sensoriais | Boqnews

ETC

20 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Memorial da Inclusão recebe novas obras sensoriais

Nesta semana, o Memorial da Inclusão recebeu novos materiais sensoriais da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Trata-se de obras de artistas brasileiros que foram acessibilizadas e expostas aos visitantes com deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais. As peças táteis estarão expostas até o mês de junho. Entre os materiais acessíveis, está a pintura de Almeida Junior […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nesta semana, o Memorial da Inclusão recebeu novos materiais sensoriais da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Trata-se de obras de artistas brasileiros que foram acessibilizadas e expostas aos visitantes com deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais. As peças táteis estarão expostas até o mês de junho.
 
Entre os materiais acessíveis, está a pintura de Almeida Junior intitulada “Saudade”, representada em uma maquete (que contém todos os elementos da obra, em formato tridimensional) e também em dois relevos, elaborados em resina branca e borracha texturizada em alto contraste – este último, para pessoas com baixa visão.
 
Já as obras “São Paulo”, de Tarsila do Amaral e “Buum”, de Marcello Nitsche, estão disponíveis em relevo, com o objetivo de aguçar a percepção dos deficientes visuais por meio de materiais similares aos compostos na obra. A peça de Nitsche também está acompanhada de um cd que auxilia no entendimento da obra. A exposição reúne obras que definem a história da arte brasileira nos séculos XIX e XX.
 
O Memorial da Inclusão aborda cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. O espaço também pode ser visitado através do site www.memorialdainclusao.sp.gov.br. Por meio de uma plataforma 3D, os visitantes se sentem dentro do Memorial e podem acessar textos e áudios em três versões (português, inglês e espanhol).


Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.


Serviço
Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência
Data: de segunda a sexta, das 10h às 17h
Local: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.