Mercado de games demonstra crescimento anualmente | Boqnews
Rom Santa Rosa

Brasil

23 DE ABRIL DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Mercado de games demonstra crescimento anualmente

O Museu Replay (foto) atraiu mais de 15 mil pessoas de diferentes faixas etárias em um mês

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na contramão à crise financeira, o mercado de games não para de crescer no Brasil. Estima-se que o País ocupe a 12ª posição na lista dos maiores consumidores de jogos do mundo e que a América Latina seja o segundo maior mercado de games do mundo, perdendo apenas para o sudeste asiático.

De acordo com a NewZoo, condutora de pesquisas sobre a indústria de games, o mercado deste segmento na América Latina movimentou US$ 4,1 bilhões em 2016 e a previsão é que continue em constante crescimento com o passar dos anos.

“Todos os mercados de entretenimento estão em expansão”, destaca o coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Jogos Digitais da Unimonte, André Reis. “O mercado de games pode ser comparado à indústria hollywoodiana, pois temos jogos que faturaram mais do que filmes famosos, como Harry Potter”.

Para Reis, um mercado em progresso no Brasil é o desenvolvimento de games. Ele comenta que investidores do mercado estrangeiro buscam por trabalho brasileiro por conta do perfil criativo. No entanto, a indústria brasileira ainda está engatinhando neste setor, que necessita de investimento de alto custo.

O jogo, por mais que seja produzido em um país específico, atinge pessoas do mundo inteiro, já que muitos são jogados em plataformas online. “Ao desenvolver um jogo você entra em um mercado global. Você não faz algo para ser consumido localmente, mas sim ampliado para outros países”, destaca.

Perfil

Hoje não existe um perfil exato de gamers no Brasil. Crianças, adolescentes, adultos e idosos dedicam parte do tempo na mesma intensidade, basta respeitar a faixa etária indicativa para o respectivo jogo — aliás, algumas pesquisas indicam que alguns jogos podem melhorar o raciocínio do jogador, assim como a coordenação motora e o condicionamento físico.

André destaca que a geração dos anos 80 e 90 conheceu os primórdios do game e cresceu neste universo, por isso que até hoje são gerações que se interessam por diferentes estilos de jogo.

museu jogoMuseu Replay

Isto pode ser comprovado com o sucesso do Museu Replay, que expôs fliperamas e pinballs durante um mês no Miramar Shopping, onde o público pode conhecer um pouco da história dos games e jogar de graça.

Segundo informações da Moove Games e Brinquedos, responsável pela exposição, cerca de 15 mil pessoas visitaram o local interativo. Diante do sucesso, a mostra voltará a se repetir em julho no Sesc Santos e outros locais ainda não definidos.inclusive na Capital.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.