ETC
etc

Mercado Municipal terá exposição de bonecas Barbie e Susi

 Mais de 60 exemplares originais e réplicas das bonecas Barbie e Susi, de 1966 aos dias atuais, estarão expostos entre…

23 de setembro de 2010 - 21:22

Da Redação

Compartilhe

 Mais de 60 exemplares originais e réplicas das bonecas Barbie e Susi, de 1966 aos dias atuais, estarão expostos entre os próximos dias 7 e 12, no piso superior do Mercado Municipal (Pça Iguatemi Martins s/nº – Vila Nova).


Com entrada franca, a exposição – de quinta a sábado, das 9h às 18h, e demais dias, das 9 às 13h – é promovida pelo Mercado de Antiguidades, com apoio da prefeitura, por meio do Dear-RCH (Departamento da Administração da Região Central Histórica), e pretende mostrar um pouco da história das duas bonecas que marcam gerações no mundo.


Organizado pela antiquarista Jamila Rodrigues dos Santos, a mostra também contará com paineis descritivos e cenários. A maior parte do acervo é de propriedade do colecionador santista Pedro Luiz Dias, além de peças excedentes que estarão à venda.


A boneca Barbie foi encomendada em 1958 ao designer Jack Ryam pelo casal Elliot e Ruth Handler, donos da empresa de brinquedos Mattel, para homenagear a filha Barbie (Bárbara Millicent Roberts). Foi lançada oficialmente em 59, na Feira Anual de Brinquedos de Nova York. No Brasil, a Estrela teve exclusividade de fabricação de 1982 a 1997. A partir daí, a própria Mattel passou a distribuir.


Já a Susi foi criada no Brasil pela Estrela em 1966, tendo como base a Tammy, fabricada pela Ideal. Ficou no mercado até 1985 e voltou a ser lançada em 97. As duas bonecas ganharam destaque entre os colecionadores a partir dos anos 80, com o aparecimento de várias versões inspiradas em filmes, seriados, celebridades, contos de fadas, entre outras de edições limitadas.

LEIA TAMBÉM: