Momento marcante | Boqnews

ETC

27 DE MARÇO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Momento marcante

Escolher o local para realizar a cerimônia e a recepção de um casamento é uma decisão prioritária e difícil. A variedade de espaços disponíveis atualmente no mercado faz com que a busca pelo lugar ideal seja ainda mais demorada. Com o objetivo de fugir dos tradicionais ambientes fechados, os casamentos realizados ao ar livre são […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Escolher o local para realizar a cerimônia e a recepção de um casamento é uma decisão prioritária e difícil. A variedade de espaços disponíveis atualmente no mercado faz com que a busca pelo lugar ideal seja ainda mais demorada. Com o objetivo de fugir dos tradicionais ambientes fechados, os casamentos realizados ao ar livre são cada vez mais procurados. Lugares que destaquem a natureza e disponham de uma paisagem singular chamam a atenção de casais que buscam dar um toque diferente a esse dia tão especial.







Foto: Sítio Serra do Mar
Foto: Sítio Serra do Mar

Esse era o sonho da fonoaudióloga Daniela Onishi Pinheiro. Apresentar uma cerimônia ao ar livre, durante o dia era a alternativa para uma celebração única.  “Quando chegou a época, começamos a procurar espaços em Santos porque não queríamos que fosse apenas ao ar livre, gostaríamos também de dispor do visual da natureza”, conta. O local escolhido pelo casal foi o Golf Clube de São Vicente, onde os noivos encontraram área para a realização da cerimônia e também recepção. A  idéia era realizar a troca de alianças ao final da tarde.

“Quando as pessoas pensam em casar, imaginam um evento marcante para agradar e superar as expectativas pessoais e dos convidados,   por isso a busca por um contato maior com a natureza cresceu. Os noivos notam que existem opções diferentes para a realização do casamento, o que não existia há um tempo”, diz um dos proprietários do Sítio Serra do Mar, Gustavo Storrer Prado Garcia.

Espaços como sítios e chácaras, que dispõem de área natural, têm sido uma alternativa para casais que pretendem sair do ambiente das grandes cidades. Nesse caso, a intenção não é apenas dispor de  paisagem mas sim, levar os convidados a um cenário de belezas naturais como lagos e montanhas. Normalmente, esses locais, cada vez mais procurados, estão próximos à Baixada Santista.

A engenheira Andreia Bernardi fez essa opção. Escolheu uma chácara em São Bernardo para comemorar, juntamente com seus convidados, esse dia tão especial. “Nós queríamos um visual diferente. Não queria casar de uma forma tradicional, como na igreja, por exemplo”, comenta. O ambiente diferenciado não era a única intenção do casal. A escolha do traje influenciou a decisão final, pois Andreia sonhava em casar de chapéu. “Não poderia usar esse tipo de acessório na igreja”, afirma. “Além disso, a cerimônia teria de ser durante o dia”, comenta a engenheira, que escolheu o período da manhã para a troca de alianças.

Após a cerimônia, os noivos costumam escolher os ambientes fechados para a realização da recepção. Independente da decoração, reunir os convidados para um jantar ou coquetel num ambiente decorado e com música é o desejo de todos eles. Além do mais, momentos tradicionais como o corte do bolo, por exemplo, ganham mais destaque.

“Eventos ao ar livre que comecem à tarde ou à noite já são tão frequentes quanto os eventos diurnos, pois neles os convidados entram em contato com a natureza durante o dia no início do evento e também podem curtir a festa durante a noite, quando os cenários naturais, se agregados à uma boa iluminação, ficam ainda mais belos, ressaltando os jardins e áreas verdes ao redor”, analisa.







Foto: Sítio Serra do Mar
Foto: Sítio Serra do Mar

 Estrutura
O grande vilão dos eventos ao ar livre é o mau tempo. A chuva pode estragar toda a estrutura montada e levar por água abaixo o sonho da cerimônia perfeita. Por isso, é importante escolher locais que disponibilizam espaços ou salões cobertos com alternativa. 

“Durante a semana do casamento choveu todos os dias, inclusive no próprio dia. A chuva só parou poucas horas antes. Caso não parasse, a cerimônia seria transferida para o mesmo salão onde realizamos o jantar”, conta Daniela, que conseguiu realizar sua cerimônia ao ar livre. “É essencial que além do local para realização de cerimônias haja boas áreas cobertas, e integradas, para a recepção. “Áreas cobertas específicas, adequadas e também bonitas para a realização de cerimônia em dias chuvosos”, confirma Storrer. 

A locação de toldos também é uma opção para os que não abrem mão da cerimônia a céu aberto.  “Os gramados cobertos podem oferecer maior integração com a natureza mesmo nessas ocasiões”, acrescenta o proprietário.







Foto: Sítio Serra do Mar
Foto: Sítio Serra do Mar


Preparativos
Oferecer uma cerimônia desse tipo requer alguns cuidados especiais como, por exemplo, o transporte do convidado. Se for um local muito afastado, pode ser necessária a contratação de vans para tranportá-los e alguns profissionais podem cobrar um valor maior de frete.

Estrutura de energia que suporte a demanda do evento também é essencial. Falta de luz durante uma cerimônia de casamento pode acabar com  a festa preparada.  Além do mais, ambientes como chácaras e sítios, no escuro, não são nada agradáveis! “Se for um pouco afastado da cidade é importante que o local possua estacionamento e seja de acesso fácil e seguro aos convidados”, acrescenta Gustavo.

Nas celebrações ao ar livre, detalhes como decoração e buffet ganham a mesma atenção quando realizados em ambiente fechados. As opções são muitas e ficam a gosto dos noivos. Quando realizado em ambientes amplos é possível criar vários cenários como lounges e espaços diferenciados para o jantar ou coquetel.  Para a recepção, por exemplo, os noivos podem integrar os ambientes inside com os outside. Graças ao crescente número de eventos, é bom que a escolha do local seja definida com, pelo menos, um ano de antecedência.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.