Morre Wes Craven, criador Freddy Krueger | Boqnews
Foto: Divulgação

Luto

31 DE AGOSTO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Morre Wes Craven, criador Freddy Krueger

Vítima de um tumor cerebral, o diretor de filmes clássicos de horror tinha 76 anos

Por: Guilherme Genestreti
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Wes CravenO diretor americano Wes Craven, famoso por ter criado franquias de terror como A Hora do Pesadelo e Pânico, morreu na tarde deste domingo (30), em Los Angeles. Vítima de um tumor cerebral, ele tinha 76 anos.

O nome de Craven é sinônimo de filmes de horror. Nos anos 1980, ele reformulou o gênero, dando uma roupagem mais jovem e sangrenta a esse tipo de longa, quando lançou A Hora do Pesadelo (1984), primeiro título da saga de Freddy Krueger, o serial killer de rosto deformado e luvas navalhadas que invade os sonhos dos personagens.

O filme revelou Johnny Depp, que interpreta uma das muitas vítimas do vilão, e originou oito novos longas sobre Krueger, todos dirigidos por outros nomes, salvo O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger.

O assassino, inspirado numa série de crimes que Craven disse ter lido nos jornais, foi eleito o 40º maior vilão de todos os tempos, segundo o American Film Institute.

Nos anos 1990, voltou a dominar o gênero quando dirigiu Pânico (1996). No filme, um assassino mascarado persegue jovens e os mata em sequência.

A franquia embalou outras semelhantes, como Eu Sei O que Vocês Fizeram no Verão Passado e Lenda Urbana, de outros diretores, todos com a mesma premissa: mortes brutais, assassinatos em série e a revelação do criminoso ao final. A máscara usada em Pânico, inspirada no quadro expressionista O Grito, de Edvard Munch, virou um símbolo pop.

“Filmes de terror não criam medo, eles o liberam”, dizia, segundo o site IMDb, base de dados sobre cinema. A respeito do pai, que morreu quando tinha quatro anos, contava que era uma pessoa violenta, o que influenciou o tom sinistro de seus filmes.

Desde o primeiro longa que dirigiu, Aniversário Macabro (1972), Craven já ensaiava alguns passos na reformulação do terror ao inserir o ingrediente do humor. Em seguida, dirigiu outros filmes de horror como Quadrilha de Sádicos (1977) e Benção Mortal (1981).

Do terror com pitadas de comédia também dirigiu Um Vampiro no Brooklyn (1995), protagonizado por Eddie Murphy.

Craven deu uma pequena pausa na sanguinolência após Pânico 2, quando lançou Música do Coração, drama sobre uma professora de música que ensinava violino a garotos pobres. O filme, de 1999, valeu a Meryl Streep uma indicação ao Oscar e era o favorito de sua mãe, segundo o cineasta.

Em 2000, ele voltou ao terror com Pânico 3 e fez uma incursão pelo thriller com Voo Noturno, de 2005.

Pânico 4, de 2011, foi o último filme que dirigiu. Nos últimos anos, manteve diversos projetos em desenvolvimento para a televisão, caso de The People Under the Stairs e Sleepers.

Ele deixa dois filhos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.