Mostra de artes visuais traz a Santos 200 obras de artistas de 40 países | Boqnews
Mostra "Cada Macaco no Seu Galho" da artista visual Camila Perez Santos é um dos destaques. Foto: Divulgação

cultura

16 DE ABRIL DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Mostra de artes visuais traz a Santos 200 obras de artistas de 40 países

As criações estarão expostas a partir de 3 de maio, em dois espaços: na Galeria de Arte Braz Cubas e no MISS, ambos no complexo do Teatro Municipal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Depois de ocupar as ruas de São Paulo, a Mostra Museu ganha um formato itinerante e estreia em Santos no dia 3 de maio. Portanto, com um rico acervo de 200 obras assinadas por artistas de 40 países. As reproduções estarão expostas na Galeria de Arte Braz Cubas e no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) até 29 de maio.

Portanto, com entrada gratuita e a novidade de integrar os trabalhos de dois artistas locais: Camila Perez Santos e Leonardo Leite, o Preo.

A Mostra Museu nasceu no auge da pandemia de Covid-19 com o propósito de unir arte, música e tecnologia. Desse modo, dando visibilidade à produção artística gerada neste período, com foco nas linguagens de artes visuais e música. A iniciativa da Amarello Culturartexperiência tem curadoria de Ana Carolina Ralston e co-curadoria do The Covid Art Museum (eixo artes visuais), e Pedro Henrique França (eixo música), com os objetivos de democratização e acesso à arte.

A chamada aberta que convocou os interessados recebeu mais de 1.400 inscrições com trabalhos produzidos a partir de 12 de março de 2020 (dia que foi decretado estado de calamidade pública pela OMS), no mundo todo, em dois formatos finais: vídeo e imagem. As obras visuais integram diferentes linguagens: criações digitais, desenho, design gráfico, pintura, fotografia, grafite, poesia visual, vídeo arte, colagem, instalação, performance, body art, entre outras manifestações híbridas.

Desse total de criações, os 200 trabalhos selecionados pela curadora Ana Carolina formaram a maior exposição a céu aberto na cidade de São Paulo, em 2021, evidenciando a potência da criatividade e a capacidade de reinvenção também no universo artístico.

“Este ano, as obras extrapolam tal ambiente ocupando outras duas cidades do estado, Santos e Campinas. Criações que foram produzidas durante esse período tão desafiador, por artistas de diferentes partes do mundo, conectam-se novamente aliadas a uma nova safra de trabalhos feitos por artistas das duas respectivas localidades”, detalha a curadora responsável pelo eixo das artes visuais.

Temas

Nessa itinerância, a Mostra Museu passa a ser apresentada sob dois temas: “Natureza Conecta”, que ocupará o MISS, e “Isolamento Criativo”, que poderá ser visitada na Galeria de Artes Braz Cubas. Na primeira, artistas de diferentes partes do globo utilizam-se do meio ambiental como estímulo para vincular-se ao seu universo interior. Já em Isolamento Criativo são reunidas obras que têm como pilar o exílio como forma de produção.

“É por meio desse retiro em direção a uma conexão própria que muitas vezes alcançamos maneiras mais profundas de despertar a criatividade. A escolha das obras produzidas, sejam elas ligadas às artes plásticas, ao design gráfico, ao cinema ou à animação, trata sobre aprendizados coletivos e pessoais que períodos de grandes transformações como esse podem alcançar”, reflete Ana Carolina.

A exposição itinerante é resultado do financiamento público pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAc SP).

Desse modo, contribuindo com um importante legado de um momento marcante no mundo. A Mostra exibirá as reproduções com os trabalhos selecionados, incluindo os dos artistas locais Camila Perez Santos e Leonardo Leite, o Preo, além de mediadores disponíveis ao público durante a semana.

“Cada obra tem um QR Code de acesso ao depoimento do artista, o que nos coloca uma perspectiva histórica importante, daquele momento no meio da pandemia, assim como revela os diferentes impulsos de criação de cada artista”, pontua Chiara Paim Battistoni, idealizadora da Mostra e diretora da Amarello Culturartexperiência.

No eixo música, o jornalista, diretor e roteirista Pedro Henrique França fez a curadoria das obras que reúnem criações de cerca de 20 nomes da música brasileira contemporânea. São canções e videoclipes que estão disponíveis na plataforma multimídia da Mostra Museu e no canal Spotify do projeto.

Artistas locais

Publicitária e artista visual, Camila Perez Santos foi convidada pela curadoria da Mostra Museu para expor a obra “Cada macaco no seu galho”, composta por três painéis com um macaco em cada, criada na pandemia. “Eu já havia começado a pintar uma coleção sobre os ditados populares brasileiros e no meio da pandemia pintei a obra “Cada macaco no seu galho”. Quando vi a Mostra Museu, percebi que casava com o momento que estávamos passando, com os animais separados, assim como as pessoas isoladas em suas casas”, descreve.

Já Leonardo Leite, o Preo, terá a obra “O Salto” inserida na exposição em Santos, retratando parte de um projeto iniciado na pandemia, em que o artista passou a espalhar pequenas obras de arte, intituladas de “minimal street art“, por lugares diversos. “O Salto representa uma criança livre, saltando em liberdade. Um fato interessante é que a obra foi pintada no piso de uma avenida em Barcelona, a ideia tem é causar impacto aos observadores que por ali passam”, contou ele.

Entre os diferenciais da Mostra estão a neutralização da emissão de CO2, se alinhando aos conceitos de sustentabilidade e práticas de ESG. Além disso, incorpora a tecnologia como dispositivo a serviço da troca entre público, obra e artista, aspecto que reforça o pioneirismo do projeto e seu amplo alcance, potencializado pelo recorte internacional.

Onde fica?

Mostra Museu: Arte na Quarentena

Curadoria: Ana Carolina Ralston e co-curadoria The Covid Art Museum (eixo Arte), e Pedro França (eixo Música)

Idealização: Amarello Culturartexperiência

De 3 a 29 de maio

MISS: de segunda à sexta, das 14 às 20hs

Galeria Braz Cubas: segunda à sexta, das 13 às 18hs, aos sábados e domingos acompanha a programação do Teatro Municipal Braz Cubas

MISS e Galeria Braz Cubas: Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, Santos (complexo do Teatro Municipal Braz Cubas)

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.