Mostra de sapatos em cerâmica termina na sexta (29) | Boqnews

ETC

25 DE MAIO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Mostra de sapatos em cerâmica termina na sexta (29)

Viviana Ramos (*) A exposição Pés de Barro “da santa ao carrasco”, da artista plástica Ingrid Zamboni, está aberta para visitação até a sexta (29), na Aliança Francesa de Santos. A exposição reúne 31 peças feitas em cerâmica que contam a história dos sapatos ao longo do tempo. Ingrid destaca que o objetivo da exposição […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Viviana Ramos (*)


A exposição Pés de Barro “da santa ao carrasco”, da artista plástica Ingrid Zamboni, está aberta para visitação até a sexta (29), na Aliança Francesa de Santos. A exposição reúne 31 peças feitas em cerâmica que contam a história dos sapatos ao longo do tempo.


Ingrid destaca que o objetivo da exposição é contar a história das pessoas por meio de seus pés. “Os sapatos carregam características da personalidade de quem os usa. Não se trata apenas de sapatos, mas a alma da pessoa pelos seus pés”, ressalta.


A artista começou a esboçar a idéia da exposição há cerca de dois anos. “Iniciei, então, minha pesquisa histórica sobre sapatos e também sobre os materiais a serem usados e que me trariam o efeito desejado”.


As peças são modeladas em cerâmica e por meio da alta temperatura (1.300 °C) chega-se ao efeito desejado.


Uma das suas primeiras peças foi a sapatilha de Maria Antonieta, rainha da França até a Revolução Francesa e que foi decapitada em 1793. Uma das últimas produções foi o calçado do carrasco. Assim se deu o nome da exposição “da santa ao carrasco”. “Dei a Maria Antonieta a conotação, embora ela não fosse exatamente santa”, ressalta Ingrid.


Para compor o ambiente, poesias de Iracema Ananias e Neiva Pavesi se unem ao cenário. “Eu já conhecia as poetisas e resolvi convidá-las para fazer parte do meu projeto. Além de dar um contraponto em minha obra, os poemas ajudam a transmitir a alma em cada pé”, diz Ingrid.
A poetisa Iracema Ananias diz que se inspirou acompanhando a produção de algumas das peças. “Elaboramos as poesias à medida que víamos os calçados prontos. Eu e Neiva passamos as nossas emoções pessoais, a nossa leitura, por meio das estrofes. E cada poema foi feito especialmente para cada sapato”.


Para a estudante Érica Ferreira dos Santos, o trabalho da artista é fascinante. “Gostei muito da exposição. É encantador o detalhe de cada cerâmica e as poesias completam o cenário. Minha única crítica é que não havia ninguém para fornecer informações e não há identificação nas peças”, declara Érica.



Além das poesias e das fotos de Bruna Pio, o ambiente é decorado com caixotes, placas de vidros, espelhos e tecidos. “O pano rosa que segue de uma mesa à outra simboliza o caminho pela história dos sapatos”, explica Iracema.


Entre as peças expostas estão a reprodução do sapato atirado no ex-presidente George W. Bush, quando esteve no Iraque e o calçado usado pela modelo Naomi Campbell quando tropeçou na passarela.


A exposição pode ser vista até a sexta (29), na Aliança Francesa, à Rua Rio Grande do Norte, 98, na Pompéia. De segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h. Sexta, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30. Informações e agendamento para grupos pelo telefone 3237-2403.


 


 


(*) Aluna do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.