Motim Teatral começa neste final de semana em Santos | Boqnews
Cinderela Brasileira/ Divulgação

Cultura

10 DE DEZEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Motim Teatral começa neste final de semana em Santos

O objetivo do movimento é discutir a importância do fomento ao teatro em Santos, com apresentações nos dias 12,13,18,19 e 20

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

Um dos significados, segundo o dicionário, da palavra motim é toda ação que, contra quaisquer autoridades, se define pelo uso de violência, pela falta de ordem ou pela utilização de armas.  Santos vivenciará nos próximos dois finais de semana um verdadeiro motim, só que cultural. No lugar das armas e da violência, a arte de interpretar. Grupos de teatro da região estarão por toda a Cidade dentro da programação do Motim Teatral.

Esta é a terceira edição da Mostra Regional do FESTA 57 – Festival Santista de Teatro, que tem o objetivo de discutir a importância do fomento ao teatro na cidade de Santos, levando 19 espetáculos para 11 locais descentralizados e com carência de atividades culturais. Serão 19 grupos de teatro da região que – nos dias 12, 13, 18, 19 e 20 de dezembro – se apresentarão gratuitamente em diversos locais de Santos como o centro, morros e área continental.

O Motim Teatral é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos e correalização da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR).

 

Sábado – dia 12

>> Jardim Botânico:

Marulhos – Cia Marulhos (Santos) – 14h 
Fruto de pesquisa realizada em comunidades do litoral norte, MARULHOS propõe uma viagem às raízes da cultura caiçara e dos povos que foram sendo dizimados desde a chegada dos portugueses, passando pelo extermínio dos indígenas e pelo período escravocrata, até a vinda do progresso com a BR-101. Os atores cantam e tocam ao vivo diversos instrumentos, dentre eles alguns típicos, como rabeca e caixa de folia, compondo um universo musical que transita dos cantos tupinambás à música popular brasileira.
Criação e atuação: Ernani Sequinel e Fabíola MoraesDuração 60 minutos.  Classificação livre.

Meu quintal é maior do que o mundo – Teatro Widia (Santos) – 16h30
Diego Alencikas, Ernani Sequinel, Fabíola Moraes e Val Nascimento se encontram com crianças, jovens e adultos para brincar, fazer poesia e teatro num quintal maior do que o mundo, onde o olho vê, a lembrança revê e a imaginação transvê a obra de Manoel de Barros.
Direção e adaptação de Platão Capurro Filho

Domingo – dia 13

>> Praça dos Trabalhadores: 

A Moça da Janela – Cia Animalenda (Itanhaem) – 18h
Por meio de música, poesia e manipulação de bonecos, o grupo conta uma história de amor. O Moço do Correio tem cacoete de poeta, além de entregar cartas também gosta de escrever versos. Esse pobre sonhador se apaixonou pela Moça da Janela, que todos os dias espera ansiosamente por uma correspondência. Será esse amor correspondido? E, afinal, quem escrevia as tais cartas para a Moça?
Direção geral: Kely de Castro / Elenco: Kely de Castro, Vinícius Camargo e Bruna Telly

É Doce ou Salgado? – Coletivo Sanatório Geral (Santos) – 17h
A Rainha Açúcar e a Rainha Sal entram em guerra no Reino da Comida para que todos os alimentos e temperos decidam se são salgados ou doces. Mas a Pimenta luta para que cada um seja o que bem quiser. Ora denominando-se do sexo masculino, ora do feminino, ela trava uma luta árdua em defesa da igualdade e liberdade de escolha dos súditos.
Com direção de Betinho Neto e Miriam Vieira, o espetáculo reúne em seu elenco as atrizes Liliane São Paulo, Sarah Antunes e Amanda Franco.

>> Praça dos Bombeiros:

Teresa de Calcutá – Cia Carcarah Voador (Santos) – 19h

A Cia Teatral Carcarah Voador apresenta o monólogo “Teresa de Calcutá”, que de forma desconcertante, contundente e emocionante, traz reflexões que quebram paradigmas e pré-conceitos através das experiências vividas, nos planos: terreno e espiritual, por Madre Teresa de Calcutá. Relembra e mergulha no universo dessa mulher que viveu para se dedicar aos mais pobres dos pobres, os desvalidos, os abandonados, os que vivem a margem da sociedade.
Direção: Virginia Nascimento / Autor e elenco: Cicera Carmo / Classificação etária: livre

Sexta – dia 18 

>> Praça Guadalajara – Frente a igreja da Nova Cintra:

Dentro (Santos) – 18h30
“Dentro” investiga a loucura que há em cada situação aparentemente normal do dia-a-dia. Utilizando-se da mímica, o ator propõe um olhar ampliado para o interior de homens e mulheres estressados pelo cotidiano massacrante: trabalho, trânsito, violência, família, dinheiro. A questão proposta é: a vida que levamos é a vida que queremos?
Ator / Diretor – Ernani Sequinel / Classificação 14 anos

O Primeiro Milagre do Menino Jesus – Cia do Elefante/ Tescom (Santos) – 19h30
Como teria sido a infância de Jesus? Teria ele sempre agido como um
mensageiro divino e fundador de uma nova religião ou foi uma criança com as características que as crianças tem? “O Primeiro Milagre do Menino Jesus”, de Dario Fo, vencedor do Nobel de Literatura, traz uma visão humanística do símbolo máximo do cristianismo.
Atuação e direção de Marcelo Marinho de Melo / Classificação etária: Livre

>> Centro da Juventude São Bento:

A lenda dos jovens detentos (Santos) – 17h
“A Lenda dos Jovens Detentos” narra o encontro de Xilí e Daniela, ele interno da Febem, ela, uma garota de classe média alta. Xilí, que está em fuga, invade a casa de Daniela, que está sozinha, e a mantem como refém. A partir desse encontro vemos que esses dois mundos talvez têm muito mais coisas em comum do que podemos imaginar.
Com texto de Leo Lama, filho do dramaturgo santista Plínio Marcos, a peça tem no elenco Letícia Tavares e Bruno Galdino, atores formados na Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo e direção de Diego Andrade. / Classificação indicativa: 15 anos.

>> Vila do Teatro:

Eu – NTT (Santos) – 20h
O Homem inconformado, condicionado ao sistema social fragmentado o qual faz parte, liberta sua consciência através da denúncia, a personagem relata suas condições de sobrevivência sub-humanas. Exposta a superioridade ela busca resgatar sua importância social, reivindicando seus direitos mínimos, “chinelos e respeito”(…).
A palavra; E não o grito, é o caminho de descoberta do homem “são”, sensibilizado e envolvente pela sua sabedoria à beira da loucura(…); um homem desenhado e moldado por um mundo globalizado e distante de si.
Atuação: Zecarlos Gomes / Direção: Paula D’Albuquerque e Zecarlos Gomes / Texto: Marilena Chauí, Clarice Lispector.

>> Rua Amador Bueno (início na Vila do Teatro): 

Dentro de mim mora outra – experimento Eu Travesti – 21h
“Dentro de mim mora outra” é uma balada dentro de uma peça de teatro, que faz acontecer um encontro entre público e atores, transformando o espaço teatral em um local de diversão e reflexão. Nesta peça, o público pode dançar, beber, beijar, ouvir música e se divertir enquanto acompanha a vida da anfitriã da festa: a transexual Renata Carvalho, (Diretora, atriz e maquiadora de teatro) que nos convida a conhecer suas dores, amores, alegrias, angústias, sacrifícios e o conflito da construção da sua identidade sexual e social em relação ao significado do seu corpo na sociedade.
Interpretação: Renata Carvalho / Direção: Kadu Veríssimo / Dramaturgia: Ronaldo Fernandes

Sábado – dia 19 

>> Morro Vila Progresso na Quadra da escola Emilio Justo: 

TPM – Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses de Santos – 16H
O espetáculo “TPM” é o resultado de um ano de aula livre de circo ministrada na Vila do Teatro pelos integrantes do grupo Os Panthanas.
Números de circo tradicionais, como esquetes de palhaços, pernas de pau, malabares, acrobacias, etc, são revisitados pelos participantes, que poderão mostrar ao público, números e intervenções, um pouco do universo circense com muita música e bom humor.
Produção e provocação cênica: Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses de Santos
Elenco: Letycia Gonçalves, Isis Roggers, Rafael Ruano, LaisaProcopio, Babi Figueiredo e Andreza Lisboa.  / Classificação etária:Livre

>> Escadaria do Monte Serrat (Voltinha): 

Cinderela Brasileira – Casa3 (Guarujá)  – 20h
Um contador de causos apresenta personagens típicos do sertão nordestino revelando a história de Cinderela Brasileira, a Gata Cangaceira. O clássico ganha uma nova roupagem e características amplamente conhecidas do nordeste brasileiro: sotaque arrastado, o cancioneiro e o jeito autêntico desse povo festeiro e sonhador.
Texto e Direção: Kadu Veríssimo / Elenco: Thalita Nascimento, Zecarlos Gomes, Kadu Verissimo, Marcelo Wallez e Elias Tomais

Nas quebradas do Mundaréu – Cia do Imaginário/ Dino Filmes – 21h
Plínio Marcos – Nas Quebradas do Mundaréu é uma homenagem disfarçada de teatro. É também uma reflexão dos artistas da cidade, uma resposta aos questionamentos artísticos e às provocações de Plínio. Como o próprio autor colocava, não são suas peças atuais, o mundo é que não anda evoluindo. A obra – ou o grito – de Plínio Marcos é, ainda hoje, a voz de todos os marginalizados do sistema. Em cena, fragmentos de situações cotidianas de personagens que vivem à margem: prostitutas, ladrões, desempregados, moradores de rua, e em cena ganham protagonismo. O espetáculo foi construído a partir dos textos Navalha na Carne, Querô, O Abajur Lilás, Dois Perdidos numa Noite Suja e Quando as Máquinas Param, Barrela, A Mancha Roxa, além de fragmentos de crônicas do autor.
Texto:Plínio Marcos (adaptação do grupo) / Direção: Paula D’Albuquerque / Elenco: André Rey, Dino Menezes, Pri Calazans, Rosane Paulo, Wagner Bastos, Marcus Di Bello, Deia Oliveira, Alex Mendes, Malvina Costa, Carolina Cavalcante, Daniela Paulino, Juliana Damazio, Ingrid Esteves, Carolina Stahnke, Sarah Antunes e Camila Baraldi e Sandro Bueno. / Classificação etária: 16 anos

>> Caruara:

Bufonarias II – Trupe Olho da Rua – 17h30
“Bufonarias II” da Trupe Olho da Rua, é um espetáculo circense no
melhor estilo do circo –teatro-popular , originado de uma pesquisa sobre gags tradicionais de picadeiro e números realizados por artistas populares (palhaços) nas praças com alto grau de improvisação e interatividade. O espetáculo é costurado por quatro palhaços: Fusquinha, Tangará, Farofa Fofa e Fraquinho Fortes que entre muitas confusões ressaltam através da incoerência dos palhaços a importância da amizade nos dias de hoje.
uma charanga vibrante e números de pirofagia, “Bufonarias II” é diversão para todas idades.
Direção – Caio Martinez Pacheco, João Paulo Pires e Raquel Rollo. / Atores – João Paulo Pires, Caio Martinez Pacheco, Raquel Rollo e Victor Fortes.

Algumas histórias – Cia da Solitude – 18h30
Livremente Inspirado no livro Memórias Substantivas, de Tânia Carvalho, Algumas Histórias leva aos palcos a vida e a obra de Paulo José, apresentadas por um Jovem Aprendiz que, ao também compartilhar sua identificação com este grande artista, acaba por falar de um encontro de gerações entre atores que tem em comum o amor aos palcos.
Interpretação e dramaturgia: Bruno Fracchia / Direção: Paula D´Albuquerque e Bruno Fracchia

Domingo – dia 20

>> Casa da Frontaria Azulejada

Projeto Bispo – “Tratados como bicho, comportam-se como um” – O Coletivo (Santos) – 20h
Projeto Bispo – “Tratados como bicho, comportam-se como um”,o espetáculo traça um panorama que conduz a uma imersão na perspectiva do excluído e um mergulho no labirinto do artista. Onde o passado e o presente se fundem, assim como elementos da religião, do simbólico e questões sociais que se apresentam como um pano de fundo onde a realidade e a ficção se misturam. O enredo utiliza a dicotomia loucura/liberdade, num sentido metafórico. A impermanência das coisas se estabelece como a própria estrutura dramatúrgica, em que os atores continuamente desconstroem uma realidade cênica para construir outra, criando uma atmosfera dual entre loucura e prisão, arte e liberdade de expressão.
Atores Criadores: Junior Brassalotti, Juliana Sucila, Renata Carvalho, Wendell Medeiros, Malvina Costa, Sérgio Bratz, Vidah Santos e Zecarlos Gomes / Direção – Kadu Veríssimo / Classificação etária: 18 anos.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.