Museu de Arte Sacra de Santos abre exposição de caligrafia árabe | Boqnews
Foto: Divulgação

Exposição

19 DE MARÇO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Museu de Arte Sacra de Santos abre exposição de caligrafia árabe

Estarão expostas obras de caligrafia, arte árabe por excelência, além de objetos significativos da cultura material árabe

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
O Museu de Arte Sacra de Santos fica à Rua Santa Joana D'Arc, 795, no Morro de São Bento (Foto: Divulgação)

O Museu de Arte Sacra de Santos fica à Rua Santa Joana D’Arc, 795, no Morro de São Bento (Foto: Divulgação)

O Museu de Arte Sacra de Santos – MASS inaugura no próximo dia 21 de março a exposição “Arte Árabe: caligrafia e cultura material”. A exposição é realizada em parceria com a BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes, integrando o VI Festival de Cultura Árabe.

Estarão expostas obras de caligrafia, arte árabe por excelência, além de objetos significativos da cultura material árabe, notadamente acervo especial dos Emirados Árabes Unidos e também perfumes e incensórios de diversos países da região.

Os caracteres árabes podem ser escritos de diversos modos para tomar a forma de uma flor, de um navio, de um pássaro, de um derviche, etc.

A caligrafia árabe é uma arte refinada a partir da qual se desenvolvem os arabescos, entre o geométrico e o vegetal, em estilos como ruqu’a, naskh, thuluth, kufi, farsi e diwani.

Lida da direita para a esquerda, a escrita árabe é utilizada em uma parte significativa da África e da Ásia na atualidade. Além do árabe, dezenas de idiomas, entre os quais o urdo, o persa e o pashto, adotam esse suporte; o alfabeto árabe é o segundo mais utilizado no mundo após o latino.

Com essa inovadora exposição o MASS traça uma perspectiva de abertura para todas as manifestações do sagrado e as mais diversas representações da história e cultura mundial.

Serviço
Período da exposição de 21/03 a 26/04/2015
De Terça a Domingo das 10:00 às 16:00 horas
Ingressos R$ 5,00 (inteira)

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.