Museu de Arte Sacra participa da 8ª Primavera de Museus | Boqnews
Divulcgação PMS/ Isbela Carrari

Santos

25 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Museu de Arte Sacra participa da 8ª Primavera de Museus

Confira programação que prossegue até o dia 28 de setembro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em sintonia com os demais museus do Brasil, o Museu de Arte Sacra de Santos (MASS) participa da 8ª Primavera de Museus que acontece até o dia 28 de setembro. O intuito é sensibilizar a comunidade sobre a importância do Museu e contribuir para a promoção da cultura local.

A intensa programação visa a despertar o interesse da população para o conhecimento da história da cidade, pois, conhecendo o passado, é possível entender o presente e melhorar o futuro, além de estimular a criatividade.

Durante a Semana da Primavera, o MASS oferece a possibilidade de todos participarem das visitas monitoradas, das oficinas e atividades que misturam passado e presente, através da interação entre história e tecnologia.

Programação de 23 a 28/9/2014

23 a 28/9 – Das 10h às 17h – Visita Guiada: Visita às exposições com destaque para a exposição temporária “Todos os Santos Jogam: a proteção do sagrado e a religiosidade no futebol brasileiro”, mostrando a estreita relação entre o futebol e a religião, considerado por muitos duas paixões nacionais. Em cartaz somente até 28/9/2014.

25/9 – Ação Educativa: Projeto Museu/Escola Ensino Fundamental e Médio. Após visitação, os alunos participam de oficina de artes utilizando como fonte de inspiração a sala “Manto Sagrado”, onde podem personalizar uma pequena camisa de seu time favorito.

26/9 – Exibição do Documentário “Fé e Futebol” da TV Aparecida, que faz parte da Exposição “Todos os Santos Jogam: a proteção do sagrado e a religiosidade no futebol brasileiro”.

Horários de exibição: manhã: das 10h às 11h e tarde: das 14h às 15h.

27/9 – Das 10h às 17h – Ação Educativa: Após visitação, as crianças da Catequese das Paróquias da Diocese participam de uma atividade surpresa: “ENTRELAÇANDO”, que busca estimular o trabalho em grupo e a colaboração para juntos atingirem os objetivos.

27/9 – Das 10h às 17h- Encontro: A comunidade do entorno será estimulada a participar da troca de conhecimentos inerentes a sua memória histórico-afetiva sobre o antigo Mosteiro de São Bento, através de fotos, depoimentos, contação de histórias e lendas.

27/9 – 16- Apresentação: Dentro do Projeto “Tardes Musicais do MASS”, os alunos da Escola de Choro e Cidadania “Luizinho 7 Cordas” apresentam os trabalhos musicais desenvolvidos com os jovens da comunidade.

28/9 – 11h30- Missa presidida por Dom Jacyr Francisco Braido, bispo diocesano de Santos, e presença do Coral Gregoriano.

O MASS apresenta a seus visitantes a mística dos corais religiosos, que nos remete a vida nos monastérios onde esses cantos são chamados de “Oração da Simplicidade”.

28/9 – 16h – Hoje, o Fado vai ao morro: Abertura da Exposição Temporária “Portugal em poesia de imagem”, com fotografias de Joanna Rocha e poemas de Teresa Teixeira.

Horário: Diariamente das 1oh às 17h até 02/11/2014.

Palestra: Vamos ao fado! quando o Fado encontra Pessoa, com a educadora Teresa Teixeira e o folclorista Luiz Abílio. Estudo sobre a história do Fado até quando os poemas de Fernando Pessoa passam a ser cantados. O Fado em Santos. Apresentação com imagens e vídeos musicais.

Show Musical: Apresentação de canções portuguesas por meio de instrumentos típicos, a exemplo da guitarra portuguesa e do violão (também conhecido como viola de fado) e do canto.

O show completará as informações expostas pelos palestrantes de modo a ilustrar as características melódicas e harmônicas da música tradicional de Portugal, com os Músicos: José Joaquim (guitarra portuguesa), Leandro Amaral (viola), Andreza Mariano e Luiz Abílio (cantores).

Observações
1 – As oficinas e ações educativas devem ser agendadas previamente.
2 – As visitas guiadas acontecem diariamente de hora em hora.

Serviço
Museu de Arte Sacra de Santos (MASS) se localiza na Rua Santa Joana D’Arc, 795 – Morro do São Bento – Santos.
O horário de atendimento é de terça a domingo das 11  às 17 horas. Telefone (13) 3219-1111.

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.