Museu do Café celebra folclore com oficina, intervenção cênica e curso | Boqnews
Foto do Museu do Café Museu do Café

Cultura

17 DE AGOSTO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Museu do Café celebra folclore com oficina, intervenção cênica e curso

Atividades acontecem de 18 a 22 de agosto, são gratuitas e apresentam a relação entre o café e o folclore brasileiro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O folclore brasileiro marca gerações com suas lendas e tradições. Para comemorar a data, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, prepara três atividades especiais com foco na diversidade cultural do nosso país: uma oficina de xilogravura, uma intervenção cênica na Cafeteria do Museu e o curso Sabor Caipira – o café e as delícias da roça, parceria entre o Museu e a Universidade Unimonte. As atividades acontecem de 18 a 22 de agosto e são gratuitas.

Curso Sabor Caipira
Data: 18/08, às 14 horas
Inscrições: [email protected] | Vagas: 20

Oficina de Xilogravura
Data: 21/08, às 14 horas
Inscrições: [email protected] | Vagas: 20

Intervenção cênica na Cafeteria do Museu
Data: 22/08, às 11h30

No primeiro dia da programação acontece o curso Sabor Caipira, ministrado por estudantes e professores do curso de Gastronomia da Unimonte. Na ocasião, os participantes vão aprender a preparar o autêntico pão de queijo caseiro, muito comum nas cidades do interior do Brasil. Os alunos também terão a oportunidade de harmonizá-lo com diferentes tipos de café, tornando a experiência bastante sensorial. Com 20 vagas e inscrições gratuitas pelo e-mail [email protected], o curso acontece no dia 18, às 14 horas.

Já na oficina de xilogravura, do artista plástico Valdeck de Garanhuns, que acontece no dia 21, também às 14h, os inscritos terão a oportunidade de aprender o passo a passo do processo de reprodução mais antigo que existe. A oficina conta com a parte teórica, que aborda a origem e história da xilogravura, as madeiras ideais para a técnica, as ferramentas e tintas a serem usadas e, por fim, a parte prática, com os participantes fazendo o entalhe. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: [email protected], com limite de 20 pessoas.

Completando a programação, o Museu do Café recebe no Dia do Folclore, 22, às 11h30, artistas para uma intervenção cênica na Cafeteria do Museu. Os visitantes da instituição que estiverem tomando café serão abordados com crenças e superstições do folclore caipira para temas como casamento, sorte, tratamentos, entre outros. É uma ação divertida e descontraída que apresenta ao público o vínculo entre o grão e as lendas do interior do país.

Sabor Caipira

O Centro de Preparação de Café, em parceria com a Universidade Unimonte, apresenta o curso Sabor Caipira – café as delícias da roça. Inspirados na harmonização que é possível criar com típicas e deliciosas comidinhas da roça e cafés especiais, a equipe do curso de Gastronomia da Unimonte e os baristas do Museu, ensinam aos participantes o preparo de receitas e como criar combinações com diferentes tipos de café.

A parceria traz ao público quatro comidas do campo, uma vez por mês: pão de queijo (18/08), broa de fubá (15/09), madeleine caipira (20/10) e bolo fatia do céu (25/11). São 20 vagas por turma e os cursos acontecem sempre a partir das 14h, com duração de aproximadamente 2h de duração. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail: [email protected].

Serviço

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Telefone: (13) 3213-1750

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.