Museu inaugura exposição sobre imigrante em lavouras de café | Boqnews
Foto: Divulgação

Museu do Café

24 DE AGOSTO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Museu inaugura exposição sobre imigrante em lavouras de café

Mostra ‘Imigrantes do café’ será aberta nesta quinta (27) e permanece em cartaz até o dia 9 de novembro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

museu do cafe - Retratos ImigrantesO Museu do Café, em parceria com o Museu da Imigração, inaugura nesta quinta-feira (27), a nova exposição temporária Imigrantes do Café. A mostra é fruto de uma curadoria compartilhada com o equipamento cultural da capital e apresenta histórias e memórias da imigração para as lavouras cafeeiras no estado de São Paulo. A cerimônia de inauguração tem início às 19 horas e tem entrada gratuita. A exposição permanece em cartaz até o dia 9 de novembro.

Os acervos presentes na exposição, como fotografias, objetos, textos e depoimentos, foram selecionados em conjunto entre as duas equipes.

“A exposição traz objetos que mostram o roteiro que o imigrante percorria desde o porto, até ir para as plantações. No primeiro módulo, focamos na chegada do imigrante, e aqui fazemos um contraponto. Enquanto o imigrante chegava no Brasil para uma nova vida, as sacas de café eram destinadas à Europa pelo mesmo local, o Porto de Santos, e utilizamos materiais de acervo para ilustrar isso. No segundo, passamos para a Hospedaria de Imigrantes do Brás, com objetos utilizados nos escritórios para registros de quem vinha de fora. No terceiro e quarto módulos, focamos nas fazendas, com objetos utilizados no trabalho e vida pessoal dos imigrantes, respectivamente”, explica a coordenadora técnica do Museu do Café, Marcela Rezek.

Além disso, ao longo da exposição, os visitantes terão contato com depoimentos do projeto de História Oral do acervo do Museu da Imigração, um dos destaques da curadoria. No total serão seis áudios com os testemunhos de imigrantes de diversos países que trabalharam em lavouras de café, entre as décadas de 1910 e 1920, logo após chegarem ao Brasil e sua passagem pela Hospedaria de Imigrantes.

Visitação
De terça a sábado, das 9 às 17 horas, e aos domingos das 10 às 17 horas. Ingressos custam R$ 6, mas aos sábados a entrada é gratuita.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.