Museu do Café oferece atividades gratuitas sobre as memórias relacionadas ao café | Boqnews

ETC

16 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Museu do Café oferece atividades gratuitas sobre as memórias relacionadas ao café

“O que o café te faz lembrar?”. Essa é a pergunta que o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, propõe a seus visitantes em diversas atividades gratuitas que serão realizadas entre amanhã (17) e 22 de maio. A ocasião é a Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“O que o café te faz lembrar?”. Essa é a pergunta que o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, propõe a seus visitantes em diversas atividades gratuitas que serão realizadas entre amanhã (17) e 22 de maio. A ocasião é a Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que este ano mobiliza mais de mil instituições, de todo o país, em atividades relacionadas ao tema “Museu e memória”.


Desde o mês de fevereiro, os educadores do Museu do Café vêm coletando depoimentos, manuscritos e em vídeo, com o tema “O que o café te faz lembrar?”.  A intenção era trazer à tona lembranças pessoais e memórias afetivas nas quais o café estivesse presente. O resultado deste trabalho – repleto de recordações familiares, da infância, e até de amores iniciados com uma xícara de café – estará exposto, durante a semana, no espaço da Cafeteria do Museu. Os visitantes interessados em dividir suas memórias poderão deixá-las registradas por escrito em um mural. Outra opção é enviar depoimentos em vídeo que serão veiculados no site www.youtube.com/museudocafe.


Partindo da premissa de que a memória também é rica fonte de inspiração para criações artísticas, outro destaque da programação é a oficina literária “Café e Poesia”. Ministrada pela jornalista e escritora Madô Martins, a atividade, a partir de poesias clássicas e modernas inspiradas no café, incentivará debates e reflexões sobre o tema, abordando técnicas de criação literária e estimulando a produção de poesias pelos alunos. A oficina é gratuita e acontece nos dias 17 e 18 de maio. As inscrições, limitadas a 20 participantes, devem ser feitas pelo telefone (13) 3213-1750.


Encerrando as atividades da semana, cinco personagens caricatas – como a Nostálgica, o Recordista, o Patriarca, a Empregada e a Boneca – irão se valer de suas memórias para abordar os visitantes e frequentadores do Centro Histórico de Santos fornecendo, de forma irreverente, dados sobre a história do café em São Paulo e no Brasil, do edifício que abriga o Museu do Café, além de informações sobre preservação patrimonial. As intervenções teatrais serão realizadas entre 19 e 22 de maio, das 10 às 16 horas, durante as monitorias oferecidas pelo serviço educativo da instituição, no espaço da Cafeteria do Museu e no entorno do edifício da Bolsa Oficial de Café.


De acordo com a Diretora Técnica do Museu do Café, Marília Bonas, atividades como as realizadas durante a Semana Nacional promovida pelo IBRAM ajudam a desconstruir a idéia dos museus enquanto ambientes apenas contemplativos. “Os museus são locais de construção permanente de memórias e conhecimento. Quem sabe se não estamos construindo hoje futuras respostas para a pergunta o que o café te faz lembrar?”.


O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9 às 17 horas, e aos domingos entre 10 e 17 horas. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8 às 18 horas, e aos domingos entre 10 e 18 horas.


Serviço:


Semana Nacional de Museus
Depoimentos “O que o café te faz lembrar?”
Data: 17 a 22 de maio
Local: Espaço da Cafeteria do Museu
Horário: Terça a sábado das 8 às 18 horas, domingo entre 10 e 18 horas
Preço: Grátis


Café & Poesia – Oficina de criação literária
Data: 17 e 18 de maio
Horário: 14 às 17 horas
Local: Museu do Café
Preço: Grátis
Vagas: 20
Inscrições: (13) 3213-1750


Intervenções teatrais
Datas: 19, 20, 21 e 22 de maio
Horário: 10 às 16 horas
Local: Espaço expositivo, Cafeteria do Museu e entorno do edifício da Bolsa Oficial de Café
Preço: Espaço expositivo, R$ 5, Cafeteria e entorno do edifício, grátis

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.