Museu promove programação especial no Dia Nacional do Café | Boqnews
Divulgação

Dia do café

23 DE MAIO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Museu promove programação especial no Dia Nacional do Café

Nesta quarta-feira (24), haverá harmonização de café com doces regionais e concerto

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

museu do caféDesde 2005, o dia 24 de maio foi instituído por sugestão da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) como Dia Nacional do Café. A data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas indústrias. Como forma de celebrar, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, preparou uma programação gratuita que oferece harmonização de doces de diversas regiões do Brasil e apresentação de concerto com clássicos nacionais e internacionais.

A história do café no Brasil começou em 1727 com as primeiras mudas e sementes vindas da Guiana Francesa. Conta-se que o militar e sertanista Francisco de Melo Palheta fora enviado àquela colônia para resolver uma disputa fronteiriça e, secretamente, trazer sementes e mudas do café, que ganhava popularidade. Após seu retorno, elas foram distribuídas aos cafeicultores do atual estado do Pará, além de serem cultivadas pelo próprio Palheta, iniciando a produção brasileira do produto. Sua expansão foi modesta a princípio, até chegar ao sudeste do país, onde encontrou clima e solo favorável para seu cultivo. Desde então, o café se tornou parte importante do desenvolvimento político, econômico e cultural do Brasil e do dia a dia dos brasileiros.

caféNa Cafeteria do Museu, a partir das 13h, o público poderá participar de uma harmonização de café com diversos doces regionais. Em um espaço montado para a atividade, o barista apresentará o tipo de grão que mais combina com os sabores tradicionais do nosso país para que todos possam apreciar e também fazer em casa.

Como não pode faltar música para celebrar essa data, o Salão do Pregão será palco de um concerto com Maranata Coral e Orquestra e Camerata Santista, dois grupos da região, às 19h. A apresentação contará com interpretação de obras de compositores nacionais e internacionais como Heitor Villa-Lobos, Jules Massenet e Giuseppe Verdi, que trazem à memória a trajetória do café em Santos e no Brasil.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Agende-se: Dia Nacional do Café

Harmonização de Café com Doces Regionais
Quarta-feira (24) – 13h
Local: Cafeteria do Museu
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Preço: Grátis
Telefone: (13) 3213-1750

Concerto com Maranata Coral e Orquestra e Camerata Santista
Quarta-feira (24) – 19h
Local: Salão do Pregão
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Preço: Grátis
Telefone: (13) 3213-1750

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.